Dívida Líquida/EBIT

D

O que é a Dívida Líquida/EBIT?

A Dívida Líquida/EBIT serve para analisar o índice de endividamento de uma empresa, dando a noção de em quanto tempo a empresa pagaria todas as suas dívidas, caso o lucro operacional e o endividamento permaneçam constantes.

O resultado da divisão Dívida Líquida/EBIT demonstra o número de anos em que uma companhia listada na bolsa levaria para pagar sua dívida líquida apenas com seu lucro operacional.

Seu resultado considera o nível de dívida líquida e o quanto a empresa está gerando com suas atividades operacionais dentro do momento de análise.

Para entender melhor sobre o Dívida Líquida/EBIT, é importante entender o que cada um desses indicadores representa:

A Dívida Líquida representa a soma dos empréstimos e financiamentos (passivos) de uma empresa, após a subtração do caixa e equivalentes de caixa da empresa.

Já o EBIT (sigla para Earnings Before Interest and Taxes, ou Lucro antes de Juros e Imposto de Renda, na tradução) é o lucro da operação da empresa.

Esse indicador representa a diferença entre o faturamento e o custo operacional da empresa, sem levar em conta despesas ou receitas financeiras.

Como interpretar a Dívida Líquida/EBIT?

O indicador EBIT é utilizado como uma representação da capacidade geração de caixa da companhia a ser avaliada, sem levar em conta sua estrutura de capital ou a carga tributária na qual ela está inserida.

Quando maior for o resultado do Dívida Líquida/EBIT , maior será o sinal a respeito do endividamento desta empresa.

Nesse caso, este resultado é um indicador de que a empresa possui uma baixa capacidade para cumprir com suas obrigações financeiras, o que pode aumentar seu endividamento.

Já um índice mais baixo indica uma boa gestão financeira e que não há um alto nível de endividamento por parte da empresa.

Como calcular a Dívida Líquida/EBIT?

O cálculo do Dívida Líquida/EBIT é feito a partir das informações divulgadas nos relatórios financeiros disponibilizados pelas empresas listadas na bolsa.

Para calcular a Dívida Líquida por EBIT, basta utilizar a seguinte fórmula:

  • Dívida Líquida / EBIT (12 meses) = Nível de Endividamento

O resultado do cálculo é expresso em “vezes”, como “3x”, por exemplo.

Exemplo de utilização da Dívida Líquida/EBIT

Vamos supor que uma empresa de varejo possui uma Dívida Líquida de R$120 milhões e consegue gerar, em 12 meses, R$62 milhões de EBIT.

Aplicando a fórmula do Dívida Líquida/EBIT, é possível concluir que essa empresa conseguiria pagar seu total de dívidas atual em pouco menos de dois anos: 1,94x.

Assim, é possível considerar que esta empresa tem mais chances de honrar com seus compromissos no curto prazo, já que, considerando os seus dados de lucro operacional, ela se apresenta com baixos níveis de endividamento.

Vale lembrar, ainda, que diferentes indicadores devem ser analisados para que se tire qualquer tipo de conclusão a respeito de uma empresa.

Limitações da Dívida Líquida/EBIT

O índice Dívida Líquida/EBIT é utilizado por investidores que desejam descobrir a realidade financeira de uma empresa.

No entanto, assim como qualquer outro indicador financeiro, ele possui suas limitações.

Por utilizar o EBIT em seu cálculo, e não o EBITDA, seu resultado acaba sendo bem menos coerente com o potencial de geração de caixa de uma companhia.

Isso ocorre, pois o Dívida Líquida/EBIT não leva em consideração despesas com depreciação e amortização de ativos tangíveis ao somar o resultado líquido da empresa.

Conseguiu entender mais sobre o Dívida Líquida/EBIT? Comente no espaço abaixo.

10 comentários

  • Foi muito bom. Fez eu relembrar sobre os indicadores que estudei a alguns anos atras e esse conhecimento se diluiu com a minha vinda para Europa. Agora estou retomando os estudos financeiros para suportar meus investimentos em ações e o site tem ajudado muito a desenferrujar meus conhecimentos técnicos em minha formação acadêmica / Contábeis.

  • Estou com uma grande dúvida .
    Ao analisar algumas ações percebi que na análise fundamentalista de todas possui 2 valores diferentes de dívida líquida /ebitda .
    Geralmente um maior que outro .
    Qual devo me basear ?

  • Quando o resultado é negativo significa que o caixa da empresa é maior que a divida. Quando o resultado é negativo faz sentido a interpretação de que a empresa consegue pagar a divida em 1 ano? Na verdade, ela paga se quiser pois há caixa. Então, qual seria a interpretação para divida liquida/ebit = -55,00?

  • E quando o valor da Divida Liquida/Ebit esta negativado? Ex: -2,15
    quer dizer que a empresa tem uma ótima gestão financeira e que não há um prazo longo para pagar as dividas?

  • Quando a empresa apresenta a DIV LIQ//EBIT DE -7,81 significa que a empresa tem uma dívida líq negativa e por isso esta saudável ou a capacidade de geração de caixa EBIT esta baixa ?

  • Quando uma empresa apresenta uma relação negativa entre a dívida líquida e o EBIT (também conhecida como “DIV LIQ/EBIT”), isso geralmente indica que a empresa possui uma dívida líquida menor do que seu EBIT.

    Uma dívida líquida negativa significa que a empresa tem mais disponibilidades financeiras (como caixa e equivalentes de caixa) do que dívidas a pagar no curto prazo. Isso pode ser considerado um sinal positivo, pois indica uma posição financeira saudável em relação às obrigações de pagamento.

    No entanto, é importante considerar outros fatores para avaliar completamente a situação financeira da empresa. Uma dívida líquida negativa por si só não é suficiente para determinar a saúde financeira global da empresa ou a capacidade de geração de caixa. É possível que a empresa esteja enfrentando desafios na geração de lucros, mesmo com uma dívida líquida favorável.

    Portanto, é recomendável analisar outros indicadores financeiros e informações adicionais sobre a empresa para obter uma visão mais abrangente de sua saúde financeira e capacidade de geração de caixa.