O que são Stakeholders?
Gestores, acionistas, colaboradores, fornecedores e clientes. Todos esses públicos são stakeholders.
Todo e qualquer membro dos mais variados grupos de pessoas que fazem a empresa existir são considerados stakeholders.
Significado de stakeholder
No livro Strategic Management: A Stakeholder Approach (1984), o filósofo norte-americano Robert Edward Freeman propôs o uso do termo stakeholders para explicar quem são as partes interessadas na empresa.
Para Freeman, stakeholders são “grupos, que sem seu apoio, a organização deixaria de existir”.
De acordo com o pensamento do filósofo, todas as pessoas que, direta ou indiretamente, são afetadas pelas ações da empresa são stakeholders.
Quem são os stakeholders?
Diferentemente do que define o termo shareholders, que são os acionistas, podemos dizer que não somente os proprietários, donos ou ainda aqueles que investem valores monetários são os stakeholders.
Antes, todos os trabalhadores da empresa e demais públicos que se relacionam com ela podem ser chamados de stakeholders.
Sendo assim, além de diretores, gerentes, gestores e colaboradores, que pertencem ao público interno, outros atores também são stakeholders, ou partes interessadas.
Portanto, falamos do público externo, que abrange diversos grupos e categorias distintas, a saber:
- Fornecedores, que abastecem a empresa de insumos e matérias-primas;
- Clientes, que compram produtos e serviços e, dessa forma, geram lucro para a empresa;
- Sindicatos, que têm um papel voltado ao trabalhador e ao cumprimento de legislações;
- Comunidade, que vive no entorno de uma fábrica ou indústria, ou mesmo aqueles que são atingidos indiretamente pelas ações da empresa, sejam elas positivas ou negativas.
A empresa e a satisfação dos stakeholders
Independentemente do tamanho da empresa – se micro, pequena, média, grande ou multinacional – o seu papel é satisfazer as necessidades de todos os stakeholders.
E como cada stakeholder possui uma necessidade diferente, a empresa precisa saber quais são as específicas de cada grupo, e isso é possível apenas com pesquisa e levantamento de dados.
Essas informações podem, inclusive, ajudar empresários e empreendedores a criar novos produtos e serviços a serem entregues aos stakeholders e à sociedade.
Os stakeholders de diferentes públicos, interno e externo, podem agir em parceria com a empresa quando emitem dados sobre ela e seus produtos, e também sobre seus desejos e necessidades pessoais.
E essa influência tem a intenção de gerar resultados para a empresa, especialmente para a equipe de marketing e P&D.
Como interpretar dados e informações de stakeholders?
Coletar e interpretar os dados pode servir de vantagem para o empresário que utilizar essas informações para inovar e entregar aos stakeholders produtos e serviços capazes de satisfazê-los.
A implementação de inovações a partir das ideias sugeridas pelos stakeholders demonstra a preocupação da empresa quanto à sua satisfação.
A teoria de Robert Edward Freeman afirma que para a empresa alcançar as metas e os objetivos propostos pela gestão, a adoção de políticas e ações voltadas ao interesse dos stakeholders é imprescindível.
Então, reconhecer quem são, como atuam e o que desejam os stakeholders pode colocar a empresa à frente da concorrência, especialmente quando o assunto é o desenvolvimento de soluções e inovações.