Spin Off

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O que é Spin-Off?

O spin-off – termo também conhecido como derivagem – é um determinado tipo de empresa criada pela derivação de outra organização, podendo ser empresarial ou acadêmica.

O termo spin-off, geralmente, é utilizado para denominar uma empresa gerada a partir de outra desenvolvida anteriormente, ou seja, uma empresa criada a partir de outra.

Mesmo com origens diversas e não fazendo parte da empresa da qual foi originada (parcial ou totalmente), todas as spin-off são administradas por uma empresa-mãe.

Dessa forma, essa empresa-mãe possui o maior volume de quotas e zela pela manutenção do controle financeiro e administrativo das operações.

Além disso, é válido ressaltar que a spin-off decorre de demandas específicas das empresas como, por exemplo, realizar o investimento em algo distinto ou até iniciar a participação em um novo mercado.

É importante também ressaltar que o modelo de negócio adotado pela spin-off costuma gerar expressivas oportunidades de crescimento e rendimentos, o que atrai investidores.

Por isso, muitos países incentivam a fundação de spin-offs, buscando, principalmente, incentivar o desenvolvimento tecnológico nas suas cidade de origem.

Por que as empresas fazem Spin-Off?

Geralmente, as empresas realizam um spin-off quando querem se separar da empresa-mãe.

Na maioria das vezes, os spin-off são executados com o objetivo de buscar recursos externos que podem vir de novos acionistas., já que isso pode provocar  crescimento de uma forma mais acelerada.

Além disso, existem outras questões que podem contribuir para a decisão de uma empresa para a criação de um spin-off. Entre elas, podemos citar:

  • estratégia financeira;
  • novos nichos;
  • retenção de talentos e desenvolvimento de mão-de-obra interna.

Estratégia financeira

Um dos principais motivos para as empresas efetuarem um spin-off está associado à possibilidade de se obter recursos e, através desses recursos, impulsionar o crescimento da empresa por meio da geração de valor.

Além disso, os spin-offs proporcionam estruturas internas mais dinâmicas, quando comparadas às empresas comuns.

Novos nichos

Quando uma nova empresa é criada, surgem também novas formas e oportunidades de criação, e novas ideias podem tornar-se mais exploráveis, quando comparadas aos modelos de empresas mais tradicionais.

Isso porque os spin-offs tendem a possuir modelos de negócios mais escaláveis, ou seja, têm um bom crescimento sem, necessariamente, aumentar as despesas de forma proporcional.

Retenção de talentos e desenvolvimento de mão-de-obra interna

Outra questão que contribui muito para a criação de spin-offs está ligada a retenção de pessoal, pois isso permite que sejam oferecidas bonificações com ações e que o desempenho dos colaboradores seja alinhado com os da empresa que surgiu da derivação.

Além disso, existe a possibilidade de desenvolvimento da mão-de-obra interna da empresa, dado que, geralmente, os spin-offs são administrados pelos colaboradores mais competentes da organização; que têm a oportunidade de crescer na empresa e alcançar cargos mais altos.

Diante destes pontos, as empresas realizam um spin-off, principalmente, para explorar alguns projetos que não dialogam diretamente com os produtos que desenvolvidos pela organização.

Quais as vantagens e desvantagens de um spin-off?

Dentre as principais vantagens oferecidas pelos spin-off, estão as seguintes:

  • Possibilidade de recebimento de suporte tecnológico para atender objetivos pré-definidos;
  • Financiamento próprio;
  • No caso do spin-off acadêmico, as universidades podem contribuir para o desenvolvimento dos novos projetos.

Entre as desvantagens de um spin-off, podemos destacar:

  • Apesar de as empresas possuírem financiamento, ele vem, geralmente, da empresa-mãe, e em um dado momento precisarão se sustentar;
  • No caso do spin-off acadêmico, o benefício econômico tende a ser limitado.

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