OPA

O

O que é OPA?

A Oferta Pública de Aquisição, ou simplesmente OPA, refere-se a paralisação de negociações de ações de uma companhia na Bolsa de Valores. Quando as empresas decidem abrir seu capital e começam a fazer parte da Bolsa, é importante que seja realizado a oferta pública inicial de ações, ou melhor dizendo IPO.

Dessa forma, entende-se que a OPA é o fechamento do capital. E o processo se constitui por meio da venda total das ações que já foram negociadas na Bolsa de Valores.

Assim, quando ocorre a Oferta Pública de Aquisição, o acionista majoritário da empresa executa uma oferta aos outros acionistas que compõem a instituição, garantindo a compra de todas as ações da empresa.

Como funciona uma OPA?

Após o procedimento de execução da OPA ser iniciado, a empresa deverá realizar uma publicação que pode ser definida como um fato relevante para atualizar seus acionistas, seja por meio da imprensa ou de comunicados oficiais.

Em seguida, a empresa deverá solicitar o fechamento do capital na Comissão de Valores Monetários (CVM), que tem o limite de até 60 dias para decidir se a solicitação será aceita ou não.

Caso a Comissão de Valores Monetários (CVM) aceite, será iniciado o processo de análise externa,  no qual serão definidos os valores sugeridos para cada ação a ser negociada.

A análise de preço é feita por uma empresa externa e, entre os fatores levados em consideração nesta apuração, podemos citar:

  • preço médio da ação nos últimos 12 meses;
  • fluxos de caixa futuros;
  • patrimônio líquido por ação.

Sendo assim, se os acionistas que compõem a empresa aceitarem o valor sugerido para cada ação, ele será, posteriormente, direcionado para as suas contas.

Entretanto, caso mais de 10% dos acionistas discordem do valor definido, é realizada uma nova reunião para estabelecer um novo valor.

Porque as empresas realizam OPA?

Existem algumas questões que as empresas podem vir a considerar quando decidem efetuar o processo de fechamento de capital ou OPA. Entre elas, podemos citar:

  • preço das ações: caso o controlador da companhia acredite que o valor das ações no mercado está muito baixo ou não está com valores justos de mercado, poderá recomendar a realização da Oferta Pública de Aquisição.
  • lucros no futuro: se a empresa acredita que irá ocorrer um cenário lucrativo no futuro, pode ser determinado o fechamento do mercado de capitais, evitando dividir os rendimentos. Por isso, se a empresa é lucrativa, mas suas ações são negociadas por um valor abaixo do ideal, a Oferta Pública de Aquisição poderia ser vista como uma saída para um potencial de alta que os ativos da empresa possuem.
  • pouco interesse em captar recursos externos: é possível que a empresa simplesmente feche seu capital pelo fato de não ter interesse em captar recursos externos para manter suas atividades.

Diferenças entre IPO e OPA

A Oferta Pública Inicial (IPO) e a Oferta Pública de Aquisição (OPA) referem-se, respectivamente, à abertura e fechamento do capital de uma empresa.

Por isso, a grande diferença entre ambas é que durante o IPO a empresa está colocando as ações para serem comercializadas pela primeira vez; tornando-se uma empresa de capital aberto.

Enquanto isso, a OPA é um procedimento realizado quando a empresa decide fechar seu capital, ou simplesmente sair da Bolsa de Valores.

Por isso, o acionista majoritário realiza uma oferta de compra referente ao restante das ações para os demais acionistas da empresa.

Vantagens e desvantagens de uma OPA

Existem algumas vantagens e desvantagens no processo de execução de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA), tanto para a empresa quanto para seus acionistas.

Vantagens da OPA

A saída da Bolsa de Valores pode ser interessante para algumas companhias, já que ser uma organização de capital aberto envolve diversos custos.

Entre esses custos é possível incluir as despesas com o setor de relações com os investidores (RI), relatórios frequentes e produção de eventos acionários. Sendo assim, quando ocorre a OPA, os executivos da empresa aproveitam para economizar.

Outra vantagem que pode ser considerada pela empresa é o fato de não precisar mais divulgar informações empresariais, visto que as empresas que possuem capital aberto precisam ter um maior grau de transparência; o que, consequentemente, pode atrapalhar alguns de seus objetivos mais estratégicos.

Desvantagens da OPA

A Oferta Pública de Aquisição (OPA) também apresenta algumas desvantagens, como a diminuição de opções de financiamento.

Além disso, quando uma organização fecha seu capital, como consequência, as opções de escolha para o investidor individual diminuem.

Ao realizar o processo de OPA, os acionistas que continuarem como sócios terão menos liquidez, dado que ela é afetada como um todo pelo processo.

Por fim, entende-se que negociar ações é uma forma de as companhias adquirirem capital para investir em projetos futuros. Assim, ao realizar uma OPA, essa possibilidade é eliminada.

Adicione Comentários