NYSE

N

O que é a NYSE?

A New York Stock Exchange (NYSE) é uma Bolsa de Valores localizada em Manhattan, na Wall Street, no Estado de Nova York, nos Estados Unidos.

A NYSE é a maior Bolsa de Valores do mundo baseada na capitalização de mercado total de seus títulos listados e responsável por negociar as ações de algumas das maiores empresas de capital aberto da história.

A empresa possui mais de 2780 empresas listadas, com um valor médio de negociações diárias acima dos U$ 1,4 bilhões e um volume de negociações diárias de quase U$ 1710 bilhões, sendo que a própria NYSE é avaliada em U$ 21 trilhões.

Atualmente, a Bolsa está aberta para negociação de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h00 (horário do leste dos EUA), e vale ressaltar que fica fechada em todos os feriados federais.

Importância da NYSE para a economia mundial

Por ser considerada uma das maiores Bolsas de Valores do mundo e ter as maiores empresas mundiais listadas, a NYSE funciona como uma espécie de termômetro do mercado financeiro e acionário. Além disso, seu desempenho é diretamente refletido nas demais Bolsas do mundo.

Desta forma, independentemente do que acontecer na economia brasileira ou de qualquer outro país, as bolsas sempre mostrarão um reflexo do que estiver acontecendo na New York Stock Exchange, em maior ou menor escala.

Principais empresas listadas na NYSE

Entre as mais conhecidas e principais companhias listadas na NYSE estão, por exemplo:

  • Berkshire Hathaway: com cerca de 500 bilhões de dólares de valor de mercado, esta empresa é a holding de investimentos do famoso investidor Warren Buffett;
  • Alibaba Group: assim como a primeira empresa da lista, tem cerca de 500 bilhões de valor de mercado. É uma companhia chinesa de e-commerce;
  • Visa Inc: a Visa Incorporation é uma bandeira de cartões americana que tem grande expressão na Bolsa de Valores de Nova York;
  • Johnson & Johnson: empresa especializada na produção de farmacêuticos, utensílios médicos e produtos pessoais de higiene, também apresenta grande valorização na Bolsa de Valores;
  • Walmart Inc: a rede de lojas de departamento também é conhecida pela grande valorização entregue aos acionistas ao longo do tempo;
  • Coca-Cola Company: mundialmente conhecida pelas suas bebidas e, sobretudo, refrigerantes, a empresa tem uma antiga posição – centenária – na Bolsa.

Diferenças entre a NYSE e NASDAQ

Como já citado anteriormente, a NYSE se configura como o maior centro financeiro global e, em termos de capitalização – isto é, o valor de mercado das empresas listadas -, é a maior do mundo.

Em segundo lugar, na questão de tamanho, está a Bolsa de Valores NASDAQ. Além dos índices, do valor de mercado e da quantidade de transações, essas duas gigantes do mercado financeiro têm uma considerável diferença: o perfil das empresas listadas.

A NASDAQ é conhecida no mundo dos investimentos como a Bolsa da nova economia. Isso porque, nela, se concentram as ações da maioria das empresas dos setores de tecnologia, eletrônica, telecomunicações e biotecnologia.

Dessa forma, ela é considerada uma espécie de termômetro para o desempenho desses setores.  Já a NYSE tem mais papéis das chamadas empresas tradicionais como, por exemplo, os grandes bancos.

Embora tenha se esforçado para adicionar empresas da nova economia nos últimos anos, a NYSE continua concentrando mais empresas tradicionais.

História da NYSE

A New York Stock Exchange surgiu em 1972 pela necessidade de organizar a negociação de valores mobiliários de Nova York em um mesmo lugar.

Neste ano, 24 corretores da cidade de Nova York assinaram o Acordo de Buttonwood em 68 Wall Street. Assim, a Bolsa de Valores de Nova York começou com cinco títulos, que incluíam três do governo e duas ações de bancos.

Durante sua história, a New York Stock Exchange apresentou períodos de grande crescimento entre os anos de 1896 e 1901, quando o volume de papéis negociados aumentou em mais de 600%.

Além disso, a New York Stock Exchange também passou por grandes momentos históricos, que definiram e moldaram o mercado financeiro como se conhece hoje. Um dos mais famosos foi a “Quinta Feira Negra”, de 24 de outubro de 1929.

Esse foi o dia do crash do mercado de ações mais devastador da história dos Estados Unidos. Além deste, a Bolsa de Valores também foi profundamente afetada pela crise de 2008 e em 2020, com o início da pandemia do coronavírus.

Embora já tenha sido privada, a NYSE tornou-se uma entidade pública em 2006, após a aquisição da Bolsa de negociação eletrônica Archipelago.

Em 2007, a fusão com a Euronext – maior bolsa de valores da Europa – levou à criação da NYSE Euronext, mais tarde adquirida pela Intercontinental.

Índices de mercado da NYSE

Os conhecidos índices de Dow Jones e S&P 500 incluem papéis que são negociados em outras Bolsas americanas além da NYSE. Portanto, eles não podem ser utilizados para analisar o seu desempenho.

Para isso, como principal índice da Bolsa de Nova York, existe o NYSE Composite, além dos seguintes:

  • NYSE TMT;
  • NYSE U.S. 100;
  • NYSE Energy;
  • NYSE International 100;
  • NYSE Financial;
  • NYSE World Leaders;
  • NYSE Health Care.

Como investir nas empresas da NYSE?

Existem algumas formas de investir nas empresas que compõem da NYSE. Em primeiro lugar, existe a opção de abrir conta em uma corretora nos EUA e escolher as companhias que estão listadas nessa Bolsa.

No entanto, esse processo envolve alguma burocracia e, ainda, diversos gastos que devem ser levados em consideração no valor do dólar. Em segundo lugar, existe a alternativa de aplicar em fundos que investem em ações no exterior.

Há diversos fundos no mercado que oferecem essa opção, e os que investem em ações internacionais são uma ótima opção para quem visa selecionar algumas empresas da NYSE.

O investidor brasileiro ainda pode investir em empresas da NYSE por meio dos Brazilian Depositary Receipts (BDR), que são como ações estrangeiras negociadas na Bolsa brasileira (B3).

Caso o investidor não deseje comprar papéis de companhias específicas, ele tem, ainda, a opção de fazer investimentos em ETFs brasileiros que replicam o S&P 500, como o IVVB11 e o SPXI11.

No entanto, eles não replicam um índice da NYSE, mas se trata de um ETF que investe nas 500 maiores empresas de capital aberto dos EUA.

Adicione Comentários