NASDAQ

N

O que é a NASDAQ?

A NASDAQ, sigla para National Association of Securities Dealers Automated Quotations, é uma das Bolsas de Valores de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Além dela, também existe a NYSE, que é igualmente muito conhecida.

A NASDAQ é uma importante Bolsa de Valores americana, relevante por listar grandes empresas do setor de tecnologia.

A maioria dos gigantes da tecnologia do mundo, como Apple e Facebook, por exemplo, estão listadas na National Association of Securities Dealers Automated Quotations.

Além de ser um mercado eletrônico global para compra e negociação de títulos, esta foi a primeira Bolsa do mundo nesse formato, que dispensou o chamado “trading floor” – famoso salão de negociações das Bolsas.

A plataforma de operações desta Bolsa é propriedade do NASDAQ OMX Group, que também é proprietário da rede de mercados de ações OMX.

NASDAQ e a tecnologia

A NASDAQ é conhecida por reunir empresas do mercado tecnológico mundial, seja nos setores de eletrônica, informática, telecomunicações ou biotecnologia.

Sendo assim, empresas da “nova economia”, a exemplo startups inovadoras e fabricantes de softwares, procuram abrir o capital e negociar dentro dessa Bolsa de Valores.

No entanto, isso não impede de se encontrar empresas de atividades mais tradicionais, como varejo e indústria, na NADASQ.

Principais empresas listadas na NASDAQ

Entre as principais e mais conhecidas empresas listadas na NASDAQ , podemos citar:

  • Apple: a empresa ocupa a primeira posição da NASDAQ em valor de mercado. Inclusive, ela foi a primeira companhia de capital aberto a atingir a marca de 1 trilhão de dólares de valor de mercado;
  • Microsoft: gigante norte-americana e fundada pelo multibilionário Bill Gates, a empresa já ultrapassou a marca de 1 trilhão de dólares de valor de mercado;
  • Amazon: empresa do bilionário Jeff Bezos, ela está em terceiro lugar na disputa pela maior posição da NASDAQ. A big Tech de e-commerce tem chamado atenção do mundo pelas suas entregas;
  • Alphabet: essa é a holding dona do Google. A companhia é a quarta empresa na corrida pela maior posição da Bolsa das empresas de tecnologia;
  • Facebook: a empresa, que também é dona do Instagram, tem grande importância dentro na NADASQ. No entanto, perdeu relevância no final de 2018 e no começo de 2020. Isso porque, nestas ocasiões, ocorreram polêmicas relacionando o Facebook a interferências em eleições nos Estados Unidos, por exemplo;
  • Intel: conhecida pela produção de processadores de produtos eletrônicos, a Intel apresenta uma importante posição da Bolsa, tendo mais de 200 bilhões de valor de mercado;
  • XP: esta é uma empresa brasileira negociada na NASDAQ. Ela é considerada um dos unicórnios brasileiros e realizou o seu IPO na Bolsa das empresas de tecnologia em 2019;
  • Stone: Por último, uma segunda companhia brasileira negociada na NASDAQ é a Stone Corporation. Ela atua no mercado de adquirência no Brasil e é conhecida por ser uma das posições do megainvestidor Warren Buffett na Berkshire Hathaway.

Diferenças entre a NASDAQ e NYSE

Em primeiro lugar, vale entender um pouco sobre a NYSE. A New York Stock Exchange é a lendária bolsa de valores de Nova York. A empresa foi fundada no ano de 1792 e se configura como o maior centro financeiro global.

Ainda, ela é considerada a maior Bolsa de Valores do mundo em termos de capitalização, isto é, valor de mercado das empresas listadas.

Além da diferença central das duas bolsas, que é o fato da NASDAQ acompanhar a “nova economia” e a NYSE ser conhecida por acompanhar a “velha economia”, vale ressaltar que essa realidade pode trazer riscos maiores para a NASDAQ.

Desse modo, o risco sobre a NYSE é menor, uma vez que as empresas participantes estão mais pulverizadas em diferentes setores.

Além disso, embora a NYSE tenha maior peso de mercado em comparação a NASDAQ, ela possui um menor número de ações listadas. Enquanto a NYSE possui algo em torno de 2400 ações listadas, a NASDAQ tem 3058.

Outro diferencial entre as duas Bolsas é a idade. A NASDAQ completou apenas 49 anos de vida em 2020, enquanto a NYSE tem 225 anos desde sua criação.

História e crises da NASDAQ;

A NASDAQ foi criada em 1971 com objetivo de ser uma Bolsa de Valores em que seriam empregados métodos mais avançados de negociação, além de ser voltada para empresas do setor de tecnologia.

Desde a sua criação, houveram alguns episódios marcantes na história da NASDAQ, como os seguintes.

Bolha da internet dos anos 2000

Um dos acontecimentos mais relevantes da Bolsa foi o que ficou conhecido como Bolha da Internet, ou Bolha Ponto Com, durante os anos 2000.

A bolha especulativa surgiu em 1994, fazendo com que as cotações das empresas de tecnologia de capital aberto sofressem uma alta muito expressiva.

Com o fim da expectativa de novas altas no preço, o estouro da bolha das empresas de tecnologia fez com que o principal índice da NASDAQ caísse mais de 75% entre 2000 e 2002.

Crise do subprime de 2008

Como segundo episódio, houve a crise do subprime em 2008. No ano anterior, em 2007, a NASDAQ ainda estava buscando se recuperar da queda expressiva após a bolha da internet, que aconteceu no começo do século.

Ainda assim, os investidores foram pegos de surpresa mais uma vez, e tiveram que enfrentar um novo período de quedas na Bolsa, com o começo da crise de 2008.

A quebra de bancos e o caos no setor financeiro fizeram com que todos os ramos da economia fossem afetados. Por essa razão, as ações da NASDAQ também sofreram.

Depois deste ano, a Bolsa das empresas de tecnologia passou por um grande período de bull market, de 2009 até 2020, ano em que a crise do covid-19 se iniciou.

Crise do coronavírus de 2020

A crise do coronavírus marcou todo o mundo, e não poderia ser diferente com a NASDAQ. No início do surto, a maior parte das Bolsas de Vvalores tiveram a queda mais rápida da história, assim como a NADASQ.

O seu principal índice, NASDAQ Composite, por exemplo, desabou quase 30% em cerca de 30 dias, o que já é considerada uma das maiores quedas de toda a história.

Índices de mercado da NASDAQ

Os índices de mercado seguem uma metodologia para compor uma carteira teórica de ações. Sendo assim, procuram representar, ao longo do tempo, a evolução e a rentabilidade que ela teria.

O NASDAQ Composite é o principal índice da NASDAQ. Portanto, ele reúne o valor de todas as empresas listadas na Bolsa e é considerado o indicador de desempenho do setor de tecnologia.

No entanto, esse não é o único índice da NASDAQ. A maioria deles é organizada pelo segmento de mercado onde as companhias atuam, conforme a lista abaixo.

  • NASDAQ Composite Index;
  • NASDAQ 100 Index;
  • NASDAQ Transportation Index;
  • NASDAQ Biotechnology Index;
  • NASDAQ Financial-100 Index.

Como investir nas empresas da NASDAQ?

Não existem formas de investir especificamente na NASDAQ pelo Brasil. Isso seria possível caso existisse um fundo de índice, isto é, um ETF com uma metodologia de investimento que seguisse um dos índices da NASDAQ.

No entanto, o investidor brasileiro ainda pode investir em empresas da NASDAQ por meio dos Brazilian Depositary Receipts (BDR).

Os BDRs são uma espécie de ações estrangeiras negociadas na Bolsa brasileira, isto é, a B3. Entre os BDRs listados na NADASQ, podemos citar:

Já pelo exterior, existem formas melhores de investir na NADASQ. Ao possuir uma conta em uma corretora de valores americana, o acionista pode comprar ativos específicos negociados nessa Bolsa.

Além das ações, é possível comprar ETFs que investem de acordo com índices de mercado da NASDAQ, como:

  • IVVB11: fundo passivo gerido pela Black Rock que investe nos ativos do S&P 500;
  • SPXI11: fundo passivo gerido pelo Banco Itáu que investe nos ativos do S&P 500.

Nessa segunda forma de investir, o rendimento obtido pelo investidor estará associado ao desempenho da NADASQ.

Adicione Comentários