O que é uma apólice?
A apólice é um documento emitido por uma seguradora. Ele comprova a aceitação do risco por parte da empresa. Assim, o segurado garante que tem a proteção contra determinados tipos de sinistros.
Para ser válida, a apólice precisa apresentar alguns detalhes.
Um deles é o valor total segurado. Essa é a quantia máxima que você pode obter de retorno em caso de imprevistos. Além disso, devem constar:
- condições gerais: são as regras a serem adotadas. Informa como foi feito o acordo entre seguradora e segurado;
- condições especiais: demonstra os itens opcionais contratados;
- condições particulares: apresenta as coberturas, prazos e condições de recebimento dos valores.
Portanto, esse documento traz todos os detalhes relativos à cobertura do seguro. Inclusive, valores, garantias, prazos e responsabilidades. Por isso, ela formaliza a contratação.
Para que serve a apólice?
Esse documento tem o objetivo de garantir a proteção do seguro. Assim, são definidas as situações de sinistro em que a garantia pode ser acionada.
Desse modo, ele serve para cumprir o acordo firmado entre seguradora e segurado.
Quais bens podem ser segurados por uma apólice?
A contratação de um seguro ode proteger diferentes bens. Os mais comuns são:
- automóveis;
- imóveis residenciais e comerciais;
- portáteis;
- vida;
- viagem.
Quais são os tipos de apólice existentes?
São aplicados 6 tipos no Brasil. Cada um deles tem suas características. Entenda.
Apólice multirisco ou compreensiva
É aquela com a cobertura de diferentes linhas de seguro. Além disso, protege contra vários riscos. Sua cobertura pode se voltar para o segurado e/ou seus bens.
Apólice de riscos nomeados
Define que a cobertura está restrita ao contrato. Aqui, valem situações mais específicas ou as proteções escolhidas pelo segurado.
Apólice de recibo
É utilizada como recibo de prêmio ou contrato temporário. Costuma ser adotada em seguros provisórios, como o de viagem.
Apólice contra danos a terceiros
É válida para situações de danos morais ou corporais contra outra pessoa. Nesses casos, garante o pagamento da indenização ao terceiro.
Apólice aberta e fechada
Nesse caso, é preciso entender os conceitos. A aberta é aquela em que o seguro pode ser modificado. Basta o segurado desejar. A fechada está restrita ao contrato.
Apólice de seguro resgatável
Essa é uma modalidade diferente. Nela, o segurado pode resgatar o valor investido. Portanto, quanto mais tempo o documento estiver ativo, mais será possível receber.
Podem ocorrer problemas na apólice?
Sim. Ela precisa ser gerada com exatidão para garantir a proteção adequada. Se houver erros ou informações omitidas, o recebimento da cobertura contratada pode ficar prejudicado.
Por exemplo, se você contratar um seguro de vida, deve informar sobre doenças preexistentes. Caso omita essa informação, pode ter o pagamento da indenização negado.
Outro problema é a inadimplência. Normalmente, não são aceitos longos períodos sem pagamento. Inclusive, muitas seguradoras cortam o benefício após 20 dias de atraso. O prazo varia, mas o direito ao cancelamento é garantido por lei.
Assim, fica claro que a apólice é importante para proteger bens. No entanto, é necessário ter cuidado para evitar recusas e outros contratempos.