O que é agência de fomento?
Agência de fomento é uma instituição que ajuda empreendedores a financiar seus projetos de investimentos.
Seja capital fixo ou de giro, o principal objetivo de uma agência de fomento é o financiamento de empreendimentos em programas de desenvolvimento.
O que faz uma agência de fomento?
Geralmente ligada ao Estado, uma agência de fomento pode ser municipal, estadual ou federal. Essas agências têm como objetivo ajudar gestores e investidores a aumentarem a lucratividade de um negócio.
Tanto empresas como indústrias, profissionais autônomos e microempreendedores individuais podem ser beneficiários. Isto é, tanto grandes como micro, pequenas e médias empresas podem fazer uso dos serviços.
A agência de fomento pode contribuir com diversos projetos e das mais variadas áreas, como:
- agronegócio
- infraestrutura
- indústria
- comércio
- turismo
- ciência e tecnologia
Os investimentos realizados por meio de incentivos de uma agência de fomento incentivam o crescimento das empresas, gerando, assim, mais emprego e renda.
Independentemente da área de atuação de uma empresa, o intuito é o de contribuir na expansão do negócio.
Para que haja tais crescimento e expansão, essas instituições abrem linhas de crédito com facilidades para quitar a dívida.
Se comparados a outros bancos, os investimentos das agências de fomento possuem juros menores.
Além do mais, existe uma flexibilidade maior para se começar a pagar a dívida, tendo início em até um ano depois de se contrair a dívida.
Os programas de financiamento podem, inclusive, ser utilizados em projetos que visam o interesse da população.
Como funciona a agência de fomento?
Para ter acesso aos programas e facilidades das agências, é necessário que o solicitante apresente alguns pré-requisitos.
Entre eles, podemos citar:
- Nome limpo: quem pedir empréstimos não pode constar em cadastros de serviço de proteção ao crédito;
- Garantias: muitas vezes é requerido do solicitante que ele pague um seguro, ou dê um imóvel, por exemplo, como garantia de que ele vai arcar com a dívida.
Conforme dito anteriormente, os investimentos podem ocorrer para fins diversificados.
Em se tratando de capital de giro, por exemplo, os valores empregados podem estar atrelados a investimentos que mantenham o funcionamento da organização.
Já o capital fixo, trata de uma aquisição específica, num determinado tempo, e que serve como apoio na produção da empresa.
Sendo assim, é importante destacar alguns dos principais meios que essas agência usam para fomentar o crescimento e o desenvolvimento de um negócio:
- Financiamento de capital fixo e de capital de giro atrelados a projetos;
- Concessão de crédito;
- Operações de crédito rural;
- Operações de leasing;
- Operações específicas de câmbio.
As agências possuem ainda outras atividades e operações, como aplicação de disponibilidades de caixa, aquisição de créditos, participação societária em organizações.
Além disso, essas instituições ainda oferecem outros serviços, como consultoria, cursos e capacitações.
Bancos de fomento
Além das agências, outras instituições de crédito também trabalham visando o investimento em empreendimentos.
Os bancos de fomento atuam no suporte ao empresário, no mesmo sentido das agências: emprestando dinheiro a juros baixos e pagamentos facilitados.
O principal banco de fomento existente no Brasil, e um dos maiores do mundo, é o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social – o BNDES.
Portanto, assim como o BNDES, toda agência de fomento atua no sentido de fomentar o desenvolvimento socioeconômico do país.