Allowances

A

O que são allowances?

Allowances são desvios ocorridos na entrega de commodities em comparação com os termos do contrato futuro. Essas diferenças se referem a um nível-base ou a uma localização permitida.

Apesar de diferirem das cláusulas contratuais, os allowances têm permissão legal. Portanto, não representam violações dos termos do contrato futuro. Normalmente, ocorrem na qualidade do produto ou na localização da entrega.

Como estão previstos, tornam-se uma medida importante para identificar como está o funcionamento dos mercados futuros. Além disso, ajudam a evitar disputas legais e atrasos na entrega.

Como os allowances funcionam?

Um contrato futuro é negociado entre comprador e vendedor. Nesse processo, os termos a serem seguidos são combinados com antecedência, especialmente no que se refere a:

  • quantidade de commodity a ser adquirida;
  • preço pago pelo comprador;
  • data e localização da entrega;
  • allowances que definem os limites aceitáveis de padrão de qualidade e quantidade.

Desse modo, fica definido o que o vendedor deve ao fornecedor para honrar o compromisso assumido. Portanto, esse instrumento ajuda a evitar conflitos entre as partes envolvidas na negociação.

Ainda assim é preciso destacar que os allowances em contratos futuros não são negociados por comprador ou vendedor. Eles são estabelecidos pelos operadores das Bolsas de mercadorias. Com isso, já existe uma lista predeterminada para cada tipo de contrato futuro.

Da mesma maneira, diferentes commodities terão seus próprios allowances permitidos. A definição depende dos seus atributos únicos e das práticas adotadas nas indústrias. Algumas das especificações adotadas são relativas a:

  • gradação;
  • peso;
  • qualidade;
  • deficiências;
  • teor de sal;
  • contagem de grãos.

Por exemplo, na negociação de grãos de café, é comum usar métodos estatísticos para estimar a quantidade entregue. Já com o ouro, a base é a contagem e o teste de cada barra.

Outro modelo diferente é o do petróleo. Ele implica a entrega de 1 mil barris do material cru com densidade de 850 kg/m³ e 2% de teor de enxofre.

Qual a importância desse instrumento?

Como destacado, os allowances ajudam a evitar conflitos e desentendimentos entre comprador e vendedor. Por isso, são componentes importantes dos mercados futuros de commodity.

Sem essa definição, os vendedores têm dificuldade de definir a quantidade exata solicitada em um prazo razoável. Afinal, minutos podem levar a variações significativas, com potencial de anular o contrato.

A partir da definição dos limites, fica claro o que pode ser praticado dentro dos requisitos de qualidade. Da mesma forma, é uma maneira de padronizar o mercado, de acordo com a commodity.

Inclusive, alguns mercados adotam restrições maiores do que outros. Um exemplo é o ICE Futures Europe. A Bolsa tem limitações nos desvios das sementes de cacau. Elas devem seguir alguns aspectos específicos para garantir a homogeneidade dentro de uma unidade de entrega.

Nesse caso, é utilizada uma fórmula de desvio-padrão. Assim, o número médio de grãos por 100 gramas é medido e comparado à variabilidade geral dos tamanhos dos grãos dentro da unidade de entrega.

Se a diferença for muito grande, a entrega ou a atribuição de licenças tende a ser definida como não aceitável. Por isso, antes de trabalhar ou investir em commodities, vale a pena verificar esses detalhes para ter certeza de que os allowances estão sendo cumpridos.

Adicione Comentários