O que é home broker?
Assim como nos demais setores da economia, os avanços tecnológicos para a área das finanças promoveram a criação do home broker.
O home broker é uma ferramenta conectada à internet que permite que qualquer pessoa, profissional ou não, se torne um investidor financeiro.
Como funciona o home broker?
Home broker é um instrumento utilizado por traders que desejam realizar operações e transações financeiras. É uma forma de negociação que possibilita tanto profissionais quanto usuários iniciantes a realizarem investimentos
Essas negociações podem ocorrer tanto no mercado financeiro quanto na Bolsa de Valores, de qualquer lugar do mundo.
Portanto, trata-se de um sistema de negociação que liga o investidor, que deseja comprar ativos, àqueles que querem vender ativos.
O conceito de home broker é justamente a conexão entre quem quer comprar ações e quem quer vendê-las, ou vice e versa.
Ativos negociados no home broker
Entre os ativos negociados na plataforma, estão:
- Ações
- Derivativos
- Fundos imobiliários
- ETFs (Exchange-traded fund)
- Contratos de dólar e juros
- Commodities
Geralmente, as negociações que ocorrem por esse meio são efetuadas por pessoas físicas. Segundo consta, há pelo menos mais de um milhão de pessoas negociando na B3, a Bolsa de Valores brasileira.
Como operar no home broker?
O primeiro passo é a criação de uma conta em uma corretora de valores.
Para acessar o home broker é necessário apenas fazer o login no site da empresa, já que os sistemas atuais não exigem instalação de programas.
Qualquer pessoa pode começar a investir no mercado de ações, porém é preciso levar em conta o perfil de cada trader.
Essa definição pode ajudar o investidor a não incorrer em erros durante suas operações, especialmente os iniciantes.
A escolha do ativo é o próximo passo. Para isso, é necessário que o trader realize pesquisas para compreender o mercado.
Portanto, a fase de cotação dos preços dos ativos é fundamental para que o investidor obtenha os resultados mais desejados.
É por meio da cotação que ele poderá verificar se o ativo que deseja está caro ou barato em relação ao momento e a outros mercados.
A seguir, a definição da estratégia deve ser tomada antes mesmo de iniciar as negociações.
Compra de ações no home broker
Entre as estratégias que o trader pode utilizar na compra de ações são:
- Day trade
- Swing trade
- Position trade
Após definidas as estratégias, é hora de efetuar a compra e, essas negociações no home broker são feitas por meio da boleta.
Ao selecionar a ação de uma determinada empresa, os os botões de compra e venda estarão disponíveis.
Caso o investidor queira adquirir uma ação, ele precisará preencher qual o valor que deseja pagar, e definir quantas ações quer comprar.
Então, o investidor precisa lançar a ordem de compra. Assim que o sistema encontrar, automaticamente, um vendedor que aceite o valor, a operação será realizada.
Dessa forma, após adquirida a ação, ela aparecerá na carteira de investimentos.
O processo de venda de ações é exatamente igual. Ou seja, o interessado lança a ordem, defini quantas ações deseja vender, e qual o preço desejado.
Então, o sistema executará o negócio quando encontrar um comprador que esteja disposto a pagar o valor pedido pelo trader.
Portanto, para que as negociações ocorram, é importante que o home broker disponibilizado pela corretora de valores seja uma plataforma segura e estável.