O que é arbitragem?
Uma das ferramentas utilizadas por investidores para lucrar no mercado financeiro é a arbitragem.
Aproveitando a diferença de preços que há entre um mercado e outro, investidores lançam mão da arbitragem para aumentar seus lucros sem riscos e, de preferência, sem utilizar os próprios recursos para isso.
Conceito de arbitragem
Teoricamente, ações, commodities e contratos deveriam possuir o mesmo preço em diferentes mercados. Porém, isso não é o que acontece de fato.
Por conta da dinâmica da economia, que obedece às regras de oferta e demanda, o que podemos ver é uma variação de preços entre mercados.
E é justamente essa variação que permite a existência da arbitragem.
A arbitragem é uma operação de compra e venda de um ativo por um investidor que busca obter lucro com a diferença de preços na negociação.
Sendo assim, o tipo mais comum utiliza-se da diferença de preços de um mesmo ativo no mercado à vista e no mercado futuro.
Pode-se realizar transações de um mesmo ativo em mercados diferentes, ou a compra e a venda simultânea de ativos correlatos num mesmo mercado.
Porém, apesar de os riscos serem pequenos, o lucro obtido nas operações também costuma ser pequeno, sendo necessário que o investidor realize um número alto de negociações para que tenha vantagem e lucro com a tática.
Entre as operações que envolvem a arbitragem no mercado financeiro, estão:
- moedas estrangeiras;
- aluguel de ativos;
- derivativos;
- opções.
Tipos de arbitragem
O mercado financeiro contempla, basicamente, três diferentes tipos de arbitragem, e o investidor pode escolher trabalhar com uma delas:
- cambial
- de bolsa a bolsa
- à vista contra a prazo
Cambial
No intuito de obter lucro por meio da diferença entre duas moedas, o investidor realiza uma operação de troca entre moedas em duas praças financeiras distintas.
De bolsa a bolsa
Ocorre quando existe a compra e venda dos mesmos ativos negociados em bolsas de valores diferentes, incluindo de um país para outro.
O investidor adquire um ativo por determinado preço em uma bolsa de valores, e o vende por um preço maior em outra.
À vista contra a prazo
Esse tipo acontece quando há o lucro decorrente da diferença de preços dos ativos comprados à vista (mercado à vista) em relação à venda desses mesmos ativos no mercado futuro (à prazo).
Como funciona a arbitragem?
Para que o entendimento fique ainda mais claro, vamos dar um exemplo hipotético de como ela funciona na prática.
Imagine que um investidor identificou uma distorção no mercado de commodities e resolveu comprar uma saca de café, hoje, pelo preço de 50 reais.
Observando a movimentação do mercado, a sua intenção é vender essa mesma saca daqui a seis meses, portanto no mercado futuro, ao preço de 55 reais.
A diferença dos valores da compra em relação à venda foi de 5 reais, e essa variação é o lucro do investidor.
Resumindo: uma operação de arbitragem se dá quando um ativo é comprado por um preço mais baixo em um mercado, e vendido em outro mercado por um preço mais elevado, gerando, dessa forma, lucro para o investidor.
O papel do investidor na arbitragem é o de intermediar relações de compra e venda entre os interessados nos ativos, sejam eles commodities, ações ou moedas.