Blue Chips

B

O que são Blue Chips?

Blue Chips é um termo em inglês utilizado para denominar a classe de empresas que possuem capital aberto e grande valor de mercado, com longos anos de atuação e com vasto crescimento e lucratividade, ou seja, empresas líderes no mercado.

Por isso, as blue chips normalmente são empresas que possuem uma representação expressiva na Bolsa de Valores. Dessa maneira, dentre as principais características das das empresas categorizadas dessa forma, estão:

  • Recorrente distribuição de lucros;
  • Alta liquidez;
  • Finanças saudáveis;
  • Crescimento estável;
  • Bom relacionamento com investidores.

Além disso, as organizações denominadas blue chips possuem facilidade para executar negociações de compra e venda de ações na Bolsa, sendo caracterizadas dessa forma, principalmente, em função de uma alta liquidez.

Vale ressaltar, ainda, que as blue chips podem ser consideradas mais seguras, devido a consolidação das empresas detentoras do termo. Além de possuírem boas condições financeiras, sendo relativamente estáveis.

Quais ações são Blue Chips no Brasil?

Entre as ações mais conhecidas consideradas Blue Chips no Brasil, podemos citar como exemplos:

  • Vale
  • Itaú
  • Ambev
  • Bradesco
  • Petrobras

Vale

A Vale é considerada uma das maiores mineradoras de ferro do mundo. Além do ferro, a empresa também atua com outros produtos, como o cobre, carvão e níquel. Fundada no ano de 1942, a empresa é uma das blue chips brasileiras mais populares que fazem parte da Bolsa de Valores.

Itaú

O Itaú é considerado um dos bancos mais rentáveis do mundo, considerando seu ROE, além de ser o maior banco da América Latina.

Além disso, o banco possui agências em todo o território nacional, entretanto, está sempre buscando tornar seus serviços digitais para competir com as novas instituições financeiras.

Ambev

A Ambev conta com marcas de bebidas expressivamente conhecidas no mercado brasileiro, são elas: Brahma, Skol e Antarctica. Sendo assim, é uma das maiores cervejarias da América.

Bradesco

O Banco Bradesco foi fundado em 1943 e é considerado um dos grandes bancos do Brasil. A instituição é considerada uma blue chips e possui em seu histórico resultados crescentes.

Petrobras

A Petrobras foi criada em 1953, atuando em todas as fases da cadeia do petróleo, sendo considerada uma das empresas mais importantes integrando o setor de energia, além de ser especialista na produção de petróleo em águas profundas e ultraprofundas.

Blue Chips internacionais

Entre as blue chips internacionais mais negociadas na Bolsa, podemos citar como exemplos:

  • PepsiCo
  • Coca-cola
  • Walmart
  • Unilever

Pepsico

A Pepsico é uma das grandes fabricantes do setor de alimentos e bebidas, comercializando seus produtos em mais de 200 países pelo mundo.

Além disso, a empresa é detentora de marcas como Gatorade, Pepsi-Cola, Tropicana, Quaker e Frito-Lay. A companhia possui sede na cidade de New York, EUA.

Coca-cola

A Coca-Cola Company é uma fabricante de bebidas não alcoólicas, possuindo mais de 500 marcas pelo mundo, além de presença em mais de 200 países. A companhia é sediada em Atlanta, nos Estados Unidos.

Walmart

O Walmart pode ser definido como uma corporação de varejo multinacional, operando diversos hipermercados, lojas de departamento e mercearias. A empresa possui sede em Bentonville, Arkansas, Estados Unidos, e contabiliza cerca de 11 mil lojas, por 27 países.

Unilever

A Unilever é uma produtora de bens de consumo em geral, sendo uma das empresas mais conhecidas no mundo. A companhia fabrica produtos de limpeza, alimentícios e de higiene pessoal.

Importância das Blue Chips no Ibovespa

De início, é importante salientar a importância das empresas blue chips para o Ibovespa, dado que elas podem influenciar diretamente o fluxo de negociações.

Sendo assim, o Ibovespa possui na composição de sua carteira muitas ações denominadas blue chips. Nesse caso, se essas ações caírem, o índice também tenderá a cair.

Por isso, geralmente, quando o Ibovespa sobe ou cai, existem consideráveis chances de as ações de blue chips possuírem relação com essa movimentação.

Além disso, como as blue chips movimentam grandes quantidades de capital e são muito negociadas, elas podem ser utilizadas como um “termômetro” da Bolsa de Valores. Por isso, é interessante para investidores acompanharem suas negociações .

Vantagens das Blue Chips

Dentre as principais vantagens das blue chips pode-se considerar:

  • Maior segurança;
  • Volatilidade menor;
  • Resultados mais previsíveis.

Segurança

Devido ao alto nível de governança que as blue chips, geralmente, possuem, elas são consideradas empresas mais seguras para investir na Bolsa de Valores.

Isso porque o investidor não terá surpresas caso ocorra alguma situação considerada como má governança por parte da empresa, já que existem regras e práticas que são implementadas para proteger os acionistas minoritários.

Além disso, as blue chips são companhias consolidadas no mercado. Sendo assim, existe uma maior segurança quanto ao funcionamento do seu modelo de negócio.

Geralmente, as empresas consideradas blue chips possuem um balanço financeiro consolidado, que ajuda a prevenir contra possíveis crises financeiras e oferece uma maior segurança aos investidores.

Portanto, as blue chips que são atingidas por crises financeiras, na maior parte das vezes, conseguem se recuperar com mais facilidade.

Volatilidade menor

Como as blue chips são empresas já consolidadas, seus resultados normalmente não apresentam surpresas. Dessa forma, pode-se ressaltar que as ações das empresas blue chips são consideradas menos voláteis. Isto é, essas empresas, geralmente, não sofrem altas ou quedas tão expressivas como as empresas de menor porte.

Resultados previsíveis

As blue chips são empresas acompanhadas por todo o mercado. Por isso, os resultados alcançados financeiramente por essas empresas são mais previsíveis.

Isso pode ser considerado uma vantagem significativa para os investidores que não gostam do seu capital oscilando durante os resultados divulgados.

Desvantagens das Blue Chips

Mesmo com todas as vantagens já conhecidas, é importante que o investidor se atente às desvantagens das blue chips. Dentre elas estão:

  • Potencial de retorno baixo;
  • Dependência econômica;
  • Ambiente Regulatório.

Potencial de retorno baixo

Existe uma desvantagem que deve ser considerada ao realizar investimentos em empresas consideradas blue chips, sendo ela o baixo potencial de retorno oferecido por essas ações.

Isso acontece porque, devido ao alto crescimento que a empresa já possui, ela tende a apresentar um retorno menor depois de se tornar uma grande organização.

Dependência econômica

Outra desvantagem também ligada aos investimentos em blue chips é a dependência dessas empresas ao mercado econômico. Isto é, em função da grandeza e da consistência dessas companhias, elas são fortemente influenciadas pelo nível da economia do país.

Ambiente regulatório

Devido a grande influência das blue chips na economia, o Governo Federal está sempre atento às essas empresas. Por isso, é comum que ocorram mudanças nas regras do segmento ao qual essas empresas pertencem, visto que o governo pode tentar estimular a concorrência ou adotar medidas que provoquem quedas em taxas de juros.

Diferença entre Blue Chips, Mid Caps e Small Caps

De início, é importante ressaltar que existem diferenças acerca da categoria de cada tipo de empresa.

Enquanto as empresas denominadas blue chips possuem grandes negociações cotidianamente, as categorizadas como small caps – também chamadas de pequenas ações da Bolsa de Valores – são mais baratas e menos procuradas pelos investidores.

Isso porque elas possuem um valor de capitalização menor, geralmente abaixo de R$5 bilhões. Além disso, as small caps destacam uma baixa liquidez quando comparadas às blue chips; mesmo tendo uma maior capacidade de valorização futura.

São exemplos de small caps:

Já as chamadas mid caps são empresas de médio porte que apresentam boa rentabilidade e margem de crescimento, porém uma liquidez menor quando comparado às blue chips, podendo ser considerado um risco maior adquiri-las.

Além disso, alguns investidores optam por variar entre ações blue chips, small caps e mid caps; o que pode ser uma estratégia vantajosa pela diversificação.

Vale lembrar que, antes de tomar uma decisão, é fundamental compreender o momento escolhido para investir nessas ações, dado que uma decisão não deve ser feita exclusivamente pela categoria que a empresa integra.

Vale a pena investir em Blue Chips?

Não existe uma resposta correta quanto a isso, dado que muitos fatores precisam ser analisados antes de efetivar um investimento sobre uma ação.

Além disso, uma empresa pode fazer sentido para um determinado investidor por causa do seu perfil e dos seus objetivos, mas não ser adequada para outros investidores.

Dessa forma, é importante que o perfil do investidor e seus objetivos estejam definidos e que seja feita uma análise individual das empresas cotadas para o investimento. Além disso, é necessário considerar que fatores isolados de cada empresa devem ser analisados.

Isso porque, somente com dados completos e concretos na mão é possível que o investidor faça uma decisão coerente e bem informada; avaliando se as blue chips são a melhor opção para fazer parte da carteira de investimentos ou não.

Adicione Comentários