O que é WACC?
O Weighted Average Capital Cost, WACC, quando traduzido para o português pode ser entendido como o custo médio ponderado do capital.
Importante na contabilidade, o WACC é usado para representar o custo de capital e a taxa de desconto que compõem a análise de retorno de uma empresa.
Por isso, é frequentemente usado para avaliar os possíveis retornos de um investimento.
Esse capital pode ter uma origem interna – ou seja, de capital próprio – ou de fontes externas, como capital oneroso.
As fontes de capital da empresa podem, ainda, ser ações, títulos ou dívidas a longo prazo, e todas elas são incluídas no cálculo da taxa de desconto.
Tendo em vista que o WACC de uma empresa aumenta conforme aumentam, também, o seu beta (volatilidade) e a sua taxa de retorno, nem sempre uma organização com um WACC muito alto será mais atrativa para quem deseja investir; já que a volatilidade do negócio indica, também, um maior nível de riscos.
Como funciona o WACC?
O funcionamento do Weighted Average Capital Cost se dá da seguinte forma: o custo de capital é a taxa de desconto, ou de valor de dinheiro no tempo, utilizado para converter o valor esperado dos fluxos de caixa em valor presente.
Assim, calcular esta taxa é extremamente importante para a análise e tomada de decisão sobre investimentos.
Isso porque o custo total de capital representa a taxa de atratividade da empresa, que indica a remuneração mínima exigida na alocação do capital, de forma a maximizar seu valor de mercado.
Por isso, quando se fala em Custo Médio Ponderado de Capital, se fala sobre o cálculo dos custos de cada fonte de capital disponível para a empresa (Capital Próprio e Capital de Terceiros), ponderados pela respectiva participação na estrutura de financiamento da empresa.
Sendo assim, é importante se atentar às interpretações oferecidas pelo WAPP para fazer o seu uso correto.
Importância do WACC no Valuation
No método mais comum de valuation – que é feito por meio do Fluxo de Caixa Descontado-, é possível utilizar essa fórmula do Custo Médio Ponderado de Capital para decidir se um investimento vale ou não a pena.
Portanto, é importante compreender o conceito de valuation, que deve ser realizado por empresas; principalmente, empresas que estão buscando novos investidores para alcançar melhores posições no mercado financeiro.
Valuation decorre do termo em inglês e se refere à avaliação de empresas. Portanto, o WACC é tido pelo mercado como uma taxa mínima aceitável de um retorno para um investimento.
Como calcular o WACC?
O WACC pode ser calculado mediante a seguinte fórmula:
WACC = Kp * Wp + Kt * (1 – IR)
Podendo ser traduzidos em:
- WACC = Custo Médio Ponderado do Capital
- Kp = Custo do Capital Próprio
- Wp = Participação do Capital Próprio no Capital Total
- Kt = Custo do Capital de Terceiros
- Wt = Participação do Capital de Terceiros no Capital Total
- IR = Alíquota de Imposto de Renda
Por meio desta fórmula é possível realizar o cálculo do WACC, o que também possibilita medir o retorno dos investimentos e determinar o valor referente ao custo conjunto do capital levantado pela organização.