O que é taxa de anuidade?
A taxa de anuidade é um valor cobrado pela contratação do cartão de crédito. Ela é paga independentemente do uso desse recurso. Sua cobrança é feita pela instituição financeira responsável. Além disso, o valor vem discriminado na fatura mensal.
O Banco Central é válida. Apesar disso, existem cartões com taxa de anuidade grátis. Além do mais, ainda que o valor seja anual, o pagamento pode ocorrer de forma parcelada, em até 3 vezes.
Cada cartão de crédito tem um valor de anuidade. A taxa está definida no site da instituição financeira. Basta pesquisar.
Além da cobrança padrão, existe a taxa de anuidade diferenciada. Ela tem um valor mais acessível. Além disso, o pagamento pode ocorrer em até 12 vezes.
Quando é cobrada?
O valor pode começar a ser pago já na primeira fatura do cartão de crédito. No entanto, existem bancos que isentam os primeiros meses ou até o ano todo.
Ainda há a isenção da taxa de anuidade. Isso significa que o uso do cartão será gratuito. Ou seja, haverá apenas a cobrança das compras realizadas.
Vale a pena destacar que nem todos terão esse benefícios. Porém, você pode negociar diretamente com o banco. Assim, é possível conseguir a gratuidade ou um desconto na taxa.
Outro fator importante é em relação aos gastos e ao pagamento. Em alguns casos, quitar as faturas em dia e fazer compras mensais acima de determinado valor também gera a isenção da cobrança.
Quais bancos costumam isentar a taxa de anuidade?
Qualquer instituição financeira pode oferecer esse benefício. Contudo, a taxa de anuidade grátis costuma ser oferecida por fintechs. Ou seja, empresas que prestam serviços financeiros com o auxílio da tecnologia.
A isenção da anuidade é praticada por essas companhias, porque elas apresentam menos custos de operação. Assim, conseguem aplicar taxas mais atrativas em seus produtos ou serviços.
Por sua vez, os bancos tradicionais consideram mais o fator crédito. Desse modo, quanto melhor for o histórico financeiro do cliente, maior é a chance de conseguir eliminar a taxa de anuidade.
Como essa taxa é cobrada?
O valor vem descontado automaticamente na fatura. Ele está discriminado e pode ser verificado a qualquer momento.
Além disso, a anuidade é uma taxa que pode incidir desde a primeira fatura, ainda que você não utilize o limite de crédito. Por outro lado, sua cobrança está proibida em duas situações.
A primeira é relativa ao cartão bloqueado. Se o banco exigir o pagamento nesse período, o cliente tem o direito de reclamar. Sem acordo, é possível até entrar no Procon ou com uma ação judicial para solicitar a devolução da quantia quitada de maneira indevida.
A segunda se refere ao cartão vencido. Caso o cartão não seja renovado, o banco está proibido de realizar a cobrança. Isso porque o recurso está inutilizável.
O que acontece se a taxa de anuidade não for paga?
A cobrança da taxa de anuidade é feita na fatura do cartão. Por isso, ela só fica em aberto se você ficar inadimplente. Nesse caso, o banco tem direito de exigir o pagamento conforme a sua régua de cobrança. Ou seja, ele pode:
- entrar em contato por telefone, correspondência, e-mail etc.;
- bloquear o cartão;
- fornecer um prazo para pagamento da dívida;
- fazer uma oferta de renegociação.
É possível cancelar essa cobrança?
Na verdade, não. É possível renegociar com o banco para conseguir uma isenção ou um desconto. No entanto, o cancelamento só vem com o encerramento do contrato do cartão de crédito.
Para isso, todas as pendências devem ser quitadas. Assim, é possível pedir o cancelamento do cartão de crédito. Dessa forma, a taxa de anuidade deixará de ser cobrada.