Fundos de Logística

F

O que são Fundos de Logística?

Os fundos de logística referem-se, geralmente, aos fundos de investimentos que possuem como propósito de atuação os imóveis que têm relação com serviços logísticos. 

De uma maneira geral, os fundos de logística são aqueles que englobam estruturas amplas, geralmente destinadas à função de receber mercadorias e liberar estoques para diferentes empresas.

Entre os serviços ou atividades logísticas que podemos citar como exemplo, estão:

  • galpões;
  • espaços de armazenamento;
  • centros de distribuição.

Vale ressaltar que os fundos de logística não lidam com produtos, mas sim com imóveis, dado que os espaços logísticos não precisam ser direcionados exclusivamente para uma empresa. Isto é, o mesmo local pode ser utilizado como um facilitador da logística de diferentes companhias.

Além disso, diante da necessidade de funcionalidade logística, os imóveis, geralmente, possuem localizações técnicas e estratégias. Assim, o foco dos fundos de logística se dá mediante a exploração de uma área com locação.

Como funcionam os Fundos de Logística?

Os espaços logísticos oferecem como oportunidade a possibilidade de adquirir aluguéis mediante ao uso de galpões e centros de distribuição. 

Sendo assim, o funcionamento dos fundos de logística se dá quando os investidores alocam seu capital em um fundo de investimento que possua uma perspectiva focada no negócio logístico. 

Através do capital que foi arrecadado, o gestor responsável pelo fundo poderá dar início a procura e a aquisição de um imóvel que possua características consideradas vantajosas para o mercado logístico. 

Assim, posteriormente, será possível alugar o espaço para diferentes organizações que busquem desenvolver e organizar melhor os seus serviços logísticos.

O funcionamento do fundo de logística, portanto, é realizado como um ciclo em que as organizações pagam o valor de um aluguel mensal e o gestor do fundo irá compartilha este montante (os rendimentos) entre os cotistas do fundo.  

Vantagens dos Fundos de Logística

Entre as principais vantagens dos fundos de logística é possível ressaltar que esse tipo de fundo apresenta um crescimento recorrente. 

Isso se dá, principalmente, pela popularização e crescimento de formatos logísticos como o e-commerce. Isso porque, mesmo os produtos sendo comercializados no meio digital, ainda se faz necessário manter um estoque físico  considerável, organização e entrega dos produtos.  

Além disso, os espaços logísticos bem localizados permitem que as entregas das empresas possam ser realizadas no mesmo dia da compra. 

Também por isso, dificilmente a vacância relacionada aos fundos de logística se tornará um problema, visto que imóveis com boa localização têm altos e constantes níveis de busca. 

Além disso, existe uma boa perspectiva relacionada ao aumento do consumo ao longo dos anos, e esse aumento pode contribuir de forma direta com o comércio, consequentemente mantendo alta a procura por locais com ampla capacidade logística. 

Vale a pena investir em Fundos de Logística?

De início, é importante entender que, apesar dos fundos de logística não serem tão populares entre os investidores iniciantes, eles estão em demanda crescente e possuem baixa vacância; já que há sempre locatários em busca de espaços bem localizados.  

Vale citar, ainda, que os fundos imobiliários devem repassar 95% dos seus lucros aos cotistas do fundo e não sofrem cobrança de Imposto de Renda. 

Além disso, a duração do contrato de espaços logísticos, geralmente, tende a ser mais longa, o que reduz os impactos de vacância e faz com que o fluxo de caixa da empresa possa ser planejado de maneira mais assertiva.

Assim, ficam claras as vantagens que o investidor pode ter ao optar pelos fundos de logística, caso esse tipo de investimento esteja de acordo com o seu perfil. 

Adicione Comentários