ACE

A

O que é ACE?

O Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE) é uma antecipação total ou parcial de capital envolvido em um processo de exportação. Ele sempre ocorre depois do embarque dos produtos ou da conclusão dos serviços.

Os recursos do ACE são repassados em moeda nacional. A empresa exportadora deve solicitar o adiantamento equivalente ao valor em reais destacado no contrato de câmbio. O pedido é feito para uma instituição financeira que trabalhe com essa modalidade.

Por ser concedido no pós-embarque, o Adiantamento sobre Cambiais Entregues é indicado para empresas que têm caixa para a produção. No entanto, desejam receber os pagamentos de modo imediato.

Como funciona o ACE?

Para solicitar o Adiantamento sobre Cambiais Entregues, é necessário entrar em contato com uma instituição financeira. Serão solicitados alguns documentos, como conhecimento de embarque ou fatura de serviço.

O banco fará uma análise de crédito. Se a operação for autorizada, é possível obter até 100% do valor da exportação. Ela é formalizada por meio de um contrato de câmbio.

O prazo máximo de pagamento é de 390 dias. Ele começa a ser contado a partir da data do conhecimento de embarque ou da fatura de serviço. Desse total, são 30 dias considerados para trânsito e 360 dias para a cambial.

Além da documentação, a empresa também deve apresentar o valor, em moeda estrangeira, envolvido na venda do produto ou serviço.  O banco ainda pode solicitar a manutenção de saldo em conta para quitação de juros e tarifas.

Quais são as vantagens de pedir o adiantamento?

O principal benefício é obter um financiamento com taxas competitivas, ou seja, mais baixas do que outras operações do mercado. Assim, há um reforço de caixa, já que a empresa não precisa esperar o pagamento futuro.

Dentro desse cenário, ainda há uma vantagem significativa: a taxa de câmbio fixa. Ao fazer a concessão de crédito, o percentual é definido e deixa de ficar sujeito à volatilidade cambial.

Ainda existem outros benefícios de contratar o ACE. Os principais são:

  • contratação de até 100% do valor relativo à exportação;
  • isenção de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e Imposto de Renda (IR);
  • flexibilidade do prazo de pagamento;
  • redução das taxas de juros, já que existe a garantia do contrato de câmbio.

Para quem o ACE é indicado?

O público-alvo do Adiantamento sobre Cambiais Entregues são empresas exportadoras de produtos ou serviços de quaisquer naturezas. Aqui, estão incluídas as trading companies.

Quais as diferenças para o ACC?

O ACE é a operação de financiamento firmada no pós-embarque ou prestação de serviço. Por sua vez, o ACC consiste na concessão de crédito feita antes desses momentos.

Devido a essa característica, o ACC tem o objetivo de fornecer o capital necessário à produção. Assim, a negociação futura dos produtos ou serviços levará ao pagamento da dívida.

As condições são bastante similares. O que muda é o prazo de pagamento, já que não existe o período de trânsito. Desse modo, o total máximo é de 360 prestações.

Por serem bastante semelhantes, o ACC pode ser transformado em ACE sem necessidade de firmar outro contrato. Dessa maneira, a empresa tem a chance de obter os recursos necessários em qualquer um dos momentos.

Adicione Comentários