CAPM

C

O que é CAPM?

O Capital Asset Pricing Model, conhecido como CAPM – ou Modelo de Precificação de Ativos, em português -, refere-se ao modelo de estimativa de retorno de uma carteira ou ativo com base na moderna teoria das carteiras, de Harry Markowitz.

O objetivo principal do CAPM é, além da definição de precificação, proporcionar a identificação do valor referente a um ativo financeiro – isso, por meio da definição de riscos comparados ao retorno oferecido pelo ativo. Assim, se torna possível atribuir uma precificação aos ativos.

Geralmente, o CAPM é utilizado nas finanças com o objetivo de precificar os títulos de risco, além de proporcionar a geração de retornos esperados para os ativos.

Como funciona o CAPM?

O funcionamento do CAPM baseia-se em suposições que podem surgir devido ao comportamento de investidores, do mercado ou até de distribuições associadas ao risco e retorno.

Isto é, o modelo se dá a partir do custo de capital e do risco do ativo.

Dessa maneira, o Capital Asset Pricing Model é calculado a partir de uma fórmula específica que tem a intenção de avaliar se determinada ação é valorizada quando seu risco e valor no tempo são comparados ao seu retorno esperado.

Importância do CAPM no Valuation

De início, é válido ressaltar que, conforme o investidor enxerga mais risco em um ativo, ele necessariamente vai exigir mais retorno.

Por isso, a importância do CAPM no valuation é para dizer a taxa de retorno requerida, além de introduzir o ativo livre de risco.

Dessa forma, para um risco igual a 1, o retorno exigido vai ser a diferença entre o retorno de mercado e a taxa livre de risco. Essa diferença é chamada prêmio de mercado.

Para riscos maiores que 1 (entenda risco como Beta), o prêmio é proporcionalmente maior do que o prêmio de mercado, e para riscos menores do que 1, o prêmio é proporcionalmente menor do que o prêmio de mercado.

Assim, a aplicação do CAPM no valuation de empresas é feita por meio do cálculo de valor presente de um fluxo de caixa para o acionista.

Como calcular o CAPM?

De início, vale ressaltar que o cálculo do CAPM introduz o ativo livre de risco no cálculo.
Por isso, a fórmula do CAPM é a seguinte:

Ri = Rf + β (Rm – Rf)

Sendo o Ri o retorno esperado do ativo ou da carteira, enquanto os outros componentes são:

  • Rf= Taxa Livre de Risco;
  • β= Beta (medida de sensibilidade);
  • Rm= Retorno de Mercado;
  • (Rm – Rf)= Prêmio de Risco de Mercado.

Portanto, é possível observar que a taxa livre de risco introduz o valor do dinheiro no tempo e os outros componentes da fórmula expressam os riscos que são assumidos pelo investidor.

Por fim, o conceito de CAPM, que se baseia na Moderna Teoria da Carteira de Markowitz, pode ajudar os investidores no entendimento da relação entre o risco esperado e o retorno requerido. Dessa forma, é possível que os acionistas tomem decisões melhores e mais bem informadas em relação a inclusão de um ativo nos seus respectivos portfólios.

Adicione Comentários