Ativo Realizável a Longo Prazo

A

O que é o Ativo Realizável a Longo Prazo

Entre as diferentes informações apresentadas no balanço financeiro de uma empresa, o Ativo Realizável a Longo Prazo merece destaque, especialmente pelo impacto que causa na saúde financeira do negócio.

Afinal, o Ativo Realizável a Longo Prazo é referente aos bens e direitos que serão realizados apenas no próximo exercício contábil. Ou seja, são ativos com recebimento superior a 365 dias. 

Ou seja, estes são todos os valores que ainda entrarão no caixa da empresa. Entretanto, mesmo sem esta entrada, estão contabilizados no planejamento financeiro do negócio.

Dessa forma, este tipo de ativo financeiro interfere diretamente no planejamento da empresa, podendo influenciar em uma série de tomadas de decisões e na elaboração de estratégias. 

Um exemplo de Ativo Realizável a Longo Prazo são as contas referentes ao fluxo de caixa do negócio.

Assim, é possível entender a importância que este tipo de indicador possui para a gestão de uma empresa.

Todavia, para compreender a fundo o que está elencado no Ativo Realizável a Longo Prazo é necessário entender o que são os ativos financeiros. 

Ativos financeiros

Em suma, ativos financeiros são definidos como tudo que pode ser comprado, vendido e negociado, gerando assim algum retorno financeiro. 

Este valor, no que lhe concerne, estará presente em movimentos relacionados ao fluxo de caixa, à Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e ao balanço patrimonial. 

Assim, para ser apresentado de modo mais claro, ele é dividido em quatro tipos de ativos. São eles:

  • Não-circulantes – bens e direitos que não possuem negociações, como, por exemplo, imóveis, equipamentos, veículos, entre outros;
  • Circulante – ativos financeiros com alta liquidez, sendo que estes estão presentes no caixa, estoque, em pagamentos, entre outros;
  • Realizáveis de longo prazo – valores, bens e direitos que possuem seu vencimento em um período que, no mínimo, supera o prazo de um ano;
  • Realizáveis de curto prazo – valores, bens e direitos que possuem seu vencimento em um período inferior a um ano.

Importância do Ativo Realizável a Longo Prazo 

Como apontado anteriormente, o Ativo Realizável a Longo Prazo é uma ferramenta que possibilita a identificação dos gastos e custos que o negócio terá futuramente. 

Através destas informações, é possível elaborar planejamentos e estratégias mais assertivas, afinal, a gestão do negócio consegue ter uma noção mais exata acerca das finanças da empresa e, consequentemente, maior controle sobre elas. 

Além disso, o detalhamento deste tipo de documento ainda possibilita identificar áreas que tenham potencial de gerar mais lucro para empresa e, em simultâneo, mapear segmentos que causam prejuízos.

Por exemplo, através deste dado o gestor consegue aplicar estratégias e definir metas para determinadas atividades da empresa.

Caso estas não sejam cumpridas, a identificação do problema será observada de imediato e as possibilidades de reverter tal situação de modo acelerado aumentam.

Por fim, mas não menos relevante, ainda vale ressaltar que o Ativo Realizável a Longo Prazo é umas das partes com compõem o balanço patrimonial, sendo que este, além de uma importante ferramenta de gestão, também é obrigatório por lei.

Portanto, realizar o Ativo Realizável a Longo Prazo é um passo importante para o gestor que busca elaborar estratégias mais eficientes. 

 

Adicione Comentários