O que é Venture Capital?
Toda pequena ou média empresa necessita de dinheiro para crescer e se destacar, e o venture capital é uma opção válida para quem busca uma carteira de investimentos diversificada.
O venture capital é um tipo de investimento que auxilia empresas a crescer e, futuramente, se destacarem no mercado em que estão inseridas.
Investimentos de Venture Capital
O venture capital, ou capital de risco, é um tipo de investimento que está associado ao crescimento e desenvolvimento de empresas iniciantes (em fase de pré-operação) ou para aquelas que já atuam, mas ainda não têm grande representatividade no mercado.
Apesar de ser uma modalidade de investimento arriscada, o venture capital se apoia na possibilidade de rápida expansão e alta rentabilidade da empresa aportada para realizar negócios.
As principais características do venture capital são:
- investimentos em pequenas e médias empresas e startups
- injeção de valores através da compra de ações ou direitos de participação (sociedade)
- aplicação de recursos via fundos de investimentos estruturados (FIP e FMIEE)
No caso dos investimentos por meio da aquisição de cotas e ações ou direitos de participação na empresa, o investidor começa a fazer parte do dia-a-dia, como dono de uma parcela da empresa, inclusive ocupando cargos estratégicos e sendo consultado para tomada de decisões.
E os fundos de investimento estruturados ocorrem quando as empresas já provaram seu modelo de receita, e partem para voos mais altos.
Sendo assim, os investidores que optam por essa modalidade passam a fazer parte do quadro societário da empresa, e têm como prioridade conhecer a fundo quem são e como atuam os fundadores e os gestores da organização.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) faz a regulamentação desses fundos no Brasil, e são eles:
- Fundos de Investimento em Participações (FIP)
- Fundos Mútuos de Investimento em Empresas Emergentes (FMIEE)
Vantagens do Venture Capital
São muitas as vantagens que os investimentos de venture capital oferecem, tanto para empresas que recebem quanto para os fundos que nelas aplicam.
Para a empresas, além de receber valores financeiros que vão ajudar a impulsionar o negócio – e, assim, acelerar o seu crescimento -, o venture capital possibilita que os investidores façam parte da administração ativa empresa, colaborando não apenas com o dinheiro, mas também com seu conhecimento e expertise.
Além disso, o venture capital é um investimento caracterizado como de longo prazo, portanto, os fundadores e os gestores sabem que estão lindando com profissionais já experientes no mercado e que entendem que o retorno não ocorre no curto prazo.
Por fim, o aporte recebido pelo venture capital permite que essas empresas sejam inseridas no mercado e se consolidem de maneira mais rápida no setor em que atuam.
Venture Capital e Private Equity
Apesar de ambos serem investimentos de alto risco, há algumas distinções entre venture capital e private equity, e a principal delas está na fase da empresa quando o investimento acontece.
Na modalidade de venture capital a empresa que recebe o investimento está iniciando suas operações. Já no private equity os investidores alocam recursos em empresas mais maduras, que tenham uma cartela de clientes mais sólida e estejam em fase de expansão ou reestruturação.
Além dessa, outra diferença merece destaque: enquanto o private eEquity associa-se a diferentes mercados, os gestores de venture capital focam seus recursos em setores inovadores e empresas disruptivas, como as startups, que tem elevado potencial de crescimento e lucratividade.
Prezados Srs. (as):
A UNITED BEEF CORP. É uma Companhia Pré-operacional, voltada, para á Produção e Distribuição de Produtos Cárneos e os seus Derivados, e que, neste Exato Momento, busca, por “Aporte de Capital”, para o “Início de suas Atividades”.
Para mais, nos colocamos sob a Vossa Inteira Disposição, para eventuais esclarecimentos.
Desde já, agradecemos a sua atenção.
Ficaremos em aguardo.
Obrigado.
CORDIALMENTE