O que é Anbima?
Anbima não é um nome desconhecido para quem é familiarizado com o mercado financeiro, já que esta instituição é responsável pela regularização de uma série de aspectos deste universo.
Além de regular diferentes instituições e a si mesma, a Anbima também é conhecida por emitir certificados fundamentais para quem trabalha com a comercialização e a manutenção de investimentos. Assim, qualquer um que exerça esse tipo de atividade vinculada ao mercado financeiro deve conhecer bem e, principalmente, ter um certificado emitido pela entidade.
A sigla Anbima significa Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais e, de maneira geral, pode-se dizer que representa as instituições do mercado de capitais brasileiro.
A organização surgiu em outubro de 2009, após uma união entre a Associação Nacional dos Bancos de Investimento (ANBID) e a Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (ANDIMA).
Quais são as funções da Anbima?
A Anbima estabelece como missão o fortalecimento e a representação do setor financeiro, apoiando a evolução de um mercado de capitais capaz de financiar o desenvolvimento econômico-social local e influenciar o mercado global.
Por isso, ela tem quatro funções principais:
- informar
a Anbima tenta formar uma base sólida de dados para dar mais segurança e transparência aos mercados; - representar
a associação busca promover o diálogo entre as empresas a fim de melhorar o mercado; - autorregular
ela procura se regular de acordo com sua própria atuação, havendo, ainda, uma equipe técnica que supervisiona e orienta os associados; - educar
a Anbima oferece programas de certificação e educação continuada para quem trabalha no setor e para as pessoas que investem, além de distribuir conteúdo relevante sobre educação financeira.
Com quem a Anbima interage?
Entre as muitas instituições com que a Anbima interage, podemos citar:
- Febraban;
- Ancord;
- Abrasca;
- APIMEC;
- CVM;
- BNDES;
- BC;
- Ministério da Fazenda.
Certificações da Anbima?
Por ser propor a educar, a Anbima oferece quatro certificados para capacitação e qualificação de profissionais e investidores.
Como tem grande importância no mercado financeiro, ela é uma entidade certificadora de bastante peso para quem decide trabalhar no setor financeiro. Os principais certificados emitidos pela entidade são expostos a seguir.
CPA-10
A certificação CPA-10 da Anbima é voltada para profissionais ou estudantes que desejam vender produtos de investimento e atuam com a prospecção de venda desses produtos para o público final.
Por essa razão, a CPA-10 serve para que os profissionais comprovem seus conhecimentos. Além disso, estudantes também podem receber essa certificação, tida como requisito mínimo para quem deseja trabalhar em um banco, por exemplo.
A certificação tem validade de 5 anos para profissionais que comprovem vínculo com alguma instituição, e de 3 anos para quem não trabalha no ramo. No entanto, próximo ao fim da validade é possível realizar o curso e ter seu certificado atualizado em até 30 dias.
CPA-20
A CPA-20 exige conhecimentos mais profundos que a CPA-10, pois é destinada para atendimento de um público mais qualificado. Por isso, quem passa no exame CPA-20 pode, automaticamente, exercer as atividades da CPA-10.
Ela é voltada para quem trabalha com vendas e manutenção de produtos de investimento para clientes que já investem ou tem renda alta.
Sendo assim, a CPA-20 tem também a importante função de comprovar conhecimentos na área financeira.
Sua validade é de 5 anos para aqueles que têm vínculo empregatício com alguma instituição. Da mesma forma que a CPA-10, para quem não trabalha no ramo, ela vale por 3 anos.
CEA
Menos popular que as duas anteriores, a CEA é a certificação para assessores de gerentes de contas de investidores. Com essa certificação, o profissional também pode exercer as atividades permitidas pela CPA-10 e CPA-20.
A CEA certifica profissionais que atuam como assessores dos gerentes de conta de pessoas físicas, podendo indicar novos produtos de investimentos.
CGA
Por último, a CGA é voltada para gestores de recursos com poder para tomar decisões de investimentos.
Na gestão, esses profissionais têm o poder de fazer escolhas estratégicas, como a compra e venda de ativos financeiros das carteiras de investimentos.
Como fazer uma prova da Anbima?
Para fazer a prova, é necessário fazer o agendamento online no site da instituição. Os valores variam de acordo com o tipo de certificado.
Após a emissão do boleto, o candidato pode agendar o seu exame, escolhendo a data e o centro de teste que o atenda melhor, de acordo com a disponibilidade.
Caso seja necessário, o reagendamento pode ser realizado, respeitando o limite de duas vezes, desde que seja solicitado antes da confirmação. O prazo máximo é de oito dias de antecedência.
Por último, existem duas formas de se preparar para uma prova da Anbima:
- cursos preparatórios;
- simulados online.
O simulado é uma maneira efetiva de se preparar para a prova. Inclusive, se torna uma ferramenta ainda melhor quando combinada com algum curso complementar.
Vale ressaltar que a própria Anbima disponibiliza alguns cursos de atualização em sua plataforma.