Como investir

Vale (VALE3) ou Petrobras (PETR4): qual é a melhor blue chip para investir?

Vale (VALE3) ou Petrobras (PETR4): qual é a melhor blue chip para investir?
VALE3 ou PETR4?

Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) são duas das maiores empresas da bolsa brasileira. Ambas companhias são consideradas “blue chips”, ou seja, ações com grande liquidez e que são as mais procuradas pelos investidores do Ibovespa.

Além de estarem atreladas à commodities, as duas gigantes também tem possuem outro ponto em comum: o dividend yield expressivo. Nos últimos 12 meses, por exemplo, a mineradora e a petrolífera pagaram dividendos acima da taxa Selic de 10,50% ao ano.

Apesar de não exercerem diretamente as mesmas atividades, Vale e Petrobras podem exercer funções semelhantes na carteira e gerar dúvidas entre os investidores sobre qual dos ativos escolher.

Afinal, qual das duas vale mais a pena investir? Para responder a essa pergunta, vamos comparar alguns indicadores com base em dados disponíveis na plataforma da Status Invest.

Dividendos: Vale (VALE3) ou Petrobras (PETR4)?

Nos últimos 12 meses, as ações preferenciais da Petrobras tiveram um dividend yield superior aos papéis da Vale.

A petrolífera apresentou um DY de 17,14%, calculado com base no valor bruto dos proventos com “data com” entre 14 de agosto de 2024 e o mesmo período do ano anterior. No mesmo intervalo, a mineradora teve um dividend yield de 12,79%.

A estatal reportou prejuízo no seu balanço do segundo trimestre de 2024. Contudo, André Kalim, assessor na Status Invest Assessoria de Investimentos, chama a atenção para a geração de caixa da empresa no período.

Apesar do prejuízo, que foi impactado por questões pontuais como o acordo com o Carf, a geração de caixa livre se manteve robusta, diz Kalim, o que dá uma maior segurança quando se pensa na manutenção do atual patamar de dividendos da Petrobras e até mesmo no pagamento de proventos extraordinários.

Com isso, apesar dos riscos envolvendo possíveis novos investimentos e fusões e aquisições, o assessor acredita que a empresa tem potencial para seguir entregando um dos maiores dividend yields da Bolsa brasileira.

Indicadores fundamentalistas

Por meio da Status Alpha, da Status Invest, é possível analisar indicadores financeiros de empresas, além de ter acesso a uma nota de classificação e uma recomendação, que pode ser: “comprar”, “acima da média”, “estável”, “abaixo da média” e “vender”, em ordem de prioridade.

Com base na análise publicada no dia 26 de julho deste ano, após a divulgação do balanço de resultados do segundo trimestre, as ações da Vale possuem uma recomendação estável, com uma nota de classificação dos fundamentos de 75, em uma escala crescente até 100 (onde o maior número representa um melhor desempenho).

Os pontos fortes da companhia, segundo a análise da plataforma, são o patrimônio líquido comum total, além do caixa e equivalente de caixa. Por outro lado, os pontos de atenção são: ativos totais e último preço do período / valor contábil.

Por outro lado, a análise publicada em 9 de agosto para a Petrobras traz uma recomendação de venda, com uma nota de fundamentos de 55. O total de passivos e o patrimônio líquido comum total foram apontados como indicadores fundamentalistas positivos da companhia. Por outro lado, o EBITDA ajustado e a relação entre último preço do período e valor contábil aparecem como pontos fracos.

Recomendações dos especialistas

Ainda por meio da plataforma da Status Invest, é possível conferir o Módulo Forecast, que traz um levantamento de consenso e estimativas dos principais analistas do mercado global sobre determinados ativos, com base em dados da FactSet.

Com base em oito análises feitas até o dia 12 de julho deste ano, seis analistas indicam recomendação de “compra forte” para VALE3. Além disso, outros dois recomendam “aguardar”. “Compra”, “venda” e “venda forte” não apareceram nas recomendações.

Além disso, com base nas análises de seis analistas, o preço-alvo para os papéis da mineradora é de R$ 83,77, o que representa um upside de 49,70% em relação à cotação atual.

Já quando olhamos para os papéis da Petrobras, nove analistas apontam para “compra forte”, enquanto quatro recomendam “aguardar”. As outras classificações também não aparecem na lista.

O preço-alvo para PETR4 é de R$ 46,13, com base nas análises de dez analistas do mercado, indicando um upside de 21,90% em relação ao preço atual das ações.

ACESSO RÁPIDO

    Leia também