Como investir

Buy and hold: quais são os melhores setores para investir no longo prazo

Buy and hold: quais são os melhores setores para investir no longo prazo
Buy and hold. Foto: Pixabay

O buy and hold é uma das estratégias mais populares entre grandes investidores, como Warren Buffett. De modo geral, essa técnica consiste em comprar ativos com bons fundamentos e mantê-los na carteira por anos, ou até décadas. A ideia é focar no longo prazo, aproveitando o crescimento das empresas e o acúmulo de patrimônio ao longo do tempo.

Essa estratégia, traduzida do inglês como “comprar e segurar”, é ideal para investidores que pensam na construção de uma carteira voltada para o recebimento de renda passiva, especialmente através de dividendos. Por outro lado, o buy and hold requer paciência e disciplina, já que o objetivo é manter os ativos mesmo durante oscilações de curto prazo, como crises ou eventos macroeconômicos inesperados.

Dessa forma, é fundamental acompanhar de perto as empresas escolhidas. O investidor deve assegurar que os fundamentos dessas companhias permanecem sólidos e sempre checar se elas ainda fazem sentido dentro da estratégia inicial.

Como montar uma carteira focada no longo prazo?

O primeiro passo para estruturar qualquer carteira de investimentos é definir o seu perfil de investidor. Conhecer seu apetite ao risco é essencial para escolher ativos que estejam de acordo com seus objetivos e tolerância às variações do mercado. Uma vez que isso esteja claro, a escolha dos ativos deve ser baseada em uma análise cuidadosa de fundamentos sólidos.

Segundo Tales Barros, especialista em renda variável da Status Invest Assessoria, é necessário fazer uma pesquisa profunda antes de optar por um ativo para o longo prazo. “A saúde financeira da empresa, o nível de endividamento, o histórico de dividendos e o fluxo de caixa são fatores essenciais a serem analisados”, explica o especialista.

Barros também destaca a importância de revisar suas metas e estratégias de forma constante. “Lembre-se de manter a ansiedade sob controle e ser disciplinado com seus aportes. O acompanhamento contínuo é fundamental para garantir que os ativos ainda fazem sentido na sua carteira”, reforça.

Quais são os melhores setores para o longo prazo?

As ações de empresas de setores perenes são estratégicas para os investidores que querem investir pensando no longo prazo. Esses segmentos são aqueles que costumam ser mais estáveis e previsíveis, mesmo em momentos adversos para o cenário macroeconômico. Assim, ao focar nesses setores e escolher ativos com bons fundamentos, é possível garantir mais segurança e estabilidade.

Setor de energia

De acordo com o especialista, um dos setores indicados para quem quer investir pensando no longo prazo é o de energia, que se destaca por ser essencial para a população e por sofrer menos com as oscilações da economia. “Menos reféns dos ciclos de atividade econômica, esse setor oferece alta previsibilidade de receita e regularidade nos pagamentos de dividendos”, afirma Barros.

Setor financeiro

Outro setor interessante para o longo prazo é o financeiro. Embora esteja suscetível às variações econômicas, as empresas desse segmento costumam ser mais previsíveis e têm um papel central no funcionamento da economia. Isso faz com que muitas delas mantenham um bom desempenho ao longo dos anos.

Setor de agronegócio

Por fim, o agronegócio também merece destaque dentro deste contexto. “Esse setor representa quase 30% do PIB e continua sendo o principal motor da balança comercial do Brasil”, ressalta Barros. Ele explica que, além de ser relevante, o agronegócio ainda oferece muito espaço para o crescimento das empresas que o compõem, o que o torna uma boa opção para o longo prazo.

Quer saber como investir no longo prazo, seguindo uma estratégia de buy and hold, mas não sabe por onde começar? A Status Invest Assessoria pode te ajudar nesses e em outros assuntos. Para saber mais, clique aqui e entre em contato!

ACESSO RÁPIDO

    Leia também