Destaques

Petrobras (PETR4) identifica hidrocarbonetos no pré-sal no RJ

Petrobras (PETR4) identifica hidrocarbonetos no pré-sal no RJ

A Petrobras (PETR4) anunciou a descoberta de hidrocarbonetos em uma área do pré-sal da Bacia de Campos, Estado do Rio de Janeiro. A identificação ocorreu durante a perfuração de um poço exploratório no bloco Norte de Brava, localizado a cerca de 105 quilômetros da costa do estado do Rio de Janeiro, em lâmina d’água de 575 metros.

Hidrocarbonetos são compostos essenciais encontrados em diversos produtos, principalmente os derivados de petróleo. Eles são usados como matéria-prima para a produção de combustíveis (líquidos e gasosos), plásticos, tintas, resinas, asfalto, entre outros itens fundamentais à indústria.

Segundo a estatal, a perfuração foi concluída e a presença dos hidrocarbonetos foi confirmada por meio de perfis elétricos, indícios de gás e coleta de fluido. As amostras ainda passarão por análises laboratoriais, que ajudarão a avaliar o potencial da área e definir os próximos passos da campanha exploratória.

O bloco Norte de Brava é considerado um ativo estratégico da Petrobras para ampliar a exploração do pré-sal na Bacia de Campos. A companhia adquiriu o bloco em dezembro de 2022, durante o 1º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha de Produção, promovido pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). A Petrobras opera o bloco com 100% de participação.

Na semana anterior, a petroleira já havia comunicado a descoberta de hidrocarbonetos em outra região do pré-sal, no bloco Aram, na Bacia de Santos. Nesse caso, o poço está a 245 km da costa de São Paulo, em profundidade de 1.759 metros.

Petrobras comenta possíveis negociações envolvendo a Braskem

Em outro comunicado, a Petrobras esclareceu que ainda não tomou qualquer decisão sobre a possível aquisição da Braskem (BRKM5). A manifestação veio após uma reportagem do jornal Valor Econômico mencionar negociações com a Novonor, atual controladora da petroquímica, em tratativas intermediadas por bancos credores.

A estatal confirmou ter realizado um processo de due diligence na Braskem, com foco no eventual exercício de direito de preferência ou tag along, conforme previsto no acordo de acionistas celebrado entre Petrobras e Novonor.

“A companhia reitera que todas as decisões sobre investimentos ou desinvestimentos são tomadas com base em análises rigorosas e embasadas por estudos técnicos, respeitando as boas práticas de governança e os processos internos aplicáveis”, afirmou a estatal em nota oficial.

ACESSO RÁPIDO

    Leia também