A semana iniciada em 18 de novembro deve contar com uma agenda econômica mais esvaziada para o mercado brasileiro. Com feriado do Dia da Consciência Negra na quarta-feira (20), o Ibovespa não terá negociações.
Ao longo da semana, os investidores devem repercutir indicadores econômicos no Brasil e no exterior. Além disso, a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) também estará no radar no mercado. No radar corporativo, a temporada de balanços nos Estados Unidos segue movimentando os mercados globais, com destaque para o resultado da Nvidia. Já na agenda de dividendos, Petrobras (PETR4) aparece entre os nomes que vão distribuir proventos aos acionistas.
5 assuntos que vão movimentar o Ibovespa na semana
Reunião do CMN
Com uma agenda enfraquecida no cenário nacional, o principal destaque da semana no Brasil é a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), na quinta-feira (21). Mensalmente, a entidade se reúne para definir diretrizes gerais do Sistema Financeiro Nacional.
Balança comercial na zona do euro
No exterior, os investidores devem repercutir a divulgação dos dados de balança comercial da zona do euro, nesta segunda-feira (18). O relatório apresenta os números das importações e exportações de mercadorias da região, apresentando mais informações sobre o ritmo do crescimento econômico e a força da demanda interna.
Taxa de empréstimos na China
Outro destaque no cenário externo nesta semana é a definição da Taxa Preferencial de Empréstimo do Banco Popular da China (BPC), que ocorrerá na terça-feira (19). A taxa é especialmente relevante porque o governo de Xi Jinping tem adotado medidas para estimular a economia, que enfrenta desafios desde 2021, quando a crise da construtora Evergrande desencadeou preocupações globais.
Balanço da Nvidia
Agenda de dividendos
Quer ter dicas personalizadas para entender os movimentos do Ibovespa e impulsionar seus investimentos? A Status Invest Assessoria pode te ajudar nesse e em outros assuntos. Para saber mais, clique aqui e entre em contato.