Destaques

Ações da Tesla (TSLA) seguem em queda; veja o porquê

Ações da Tesla (TSLA) seguem em queda; veja o porquê

As ações da Tesla (TSLA) continuam em trajetória de queda e caminham para a nona semana consecutiva de desvalorização. Após uma forte baixa no dia anterior, os papéis da montadora caíram mais 4,8% hoje, às 11h25 (horário do leste dos EUA).

O motivo por trás dessa pressão vendedora vem dos dados mais recentes sobre as vendas globais de veículos elétricos, que têm preocupado os investidores.

imagem de gráfico da cotação da tesla (tsla) ao longo do tempo

Concorrência chinesa aumenta desafios para a Tesla

Desta vez, as preocupações não estão relacionadas ao CEO Elon Musk ou a questões geopolíticas. O que realmente tem chamado a atenção dos mercados são os avanços tecnológicos de alguns concorrentes chineses, que podem representar uma ameaça significativa à Tesla em dois aspectos cruciais:

  • Tecnologia de carregamento rápido
  • Avanços na direção autônoma

BYD supera a Tesla em carregamento rápido

A BYD, uma das poucas montadoras chinesas que rivalizam com a Tesla em volume de produção e vendas, já superou a empresa americana no quarto trimestre, entregando mais veículos elétricos movidos a bateria. Agora, a empresa chinesa avança ainda mais ao apresentar uma nova tecnologia de carregamento ultra-rápido.

De acordo com a BYD, sua nova estação de recarga pode fornecer até 400 quilômetros (aproximadamente 250 milhas) de autonomia em apenas cinco minutos.

Para efeito de comparação, os Superchargers mais rápidos da Tesla ainda precisam de pelo menos 10 minutos para carregar um veículo. A diferença se deve à potência máxima de carregamento:

  • BYD: 1.000 kW
  • Tesla: metade dessa capacidade nos seus carregadores mais rápidos

A aposta da BYD é que um tempo de carregamento mais curto – equivalente ao tempo necessário para abastecer um carro a gasolina – pode estimular uma adoção mais acelerada dos veículos elétricos. Se isso se confirmar, a Tesla pode perder participação no mercado chinês, um dos mais estratégicos para a companhia.

Zeekr desafia a empresa com sistema autônomo gratuito

Além da BYD, outra montadora chinesa está elevando o nível da concorrência. A Zeekr, subsidiária da Geely Auto, anunciou que oferecerá aos clientes chineses um sistema avançado de assistência à condução sem custo adicional.

Isso contrasta fortemente com a abordagem da Tesla nos Estados Unidos, onde os consumidores precisam pagar uma taxa mensal para utilizar o software de direção autônoma total (Full Self-Driving, ou FSD), caso não tenham adquirido a tecnologia no momento da compra do veículo.

Os relatos indicam que o sistema da Zeekr tem funcionalidades semelhantes às da Tesla, sendo capaz de dirigir quase totalmente de forma autônoma de um ponto a outro. Com essa tecnologia gratuita, a Zeekr pode atrair um número significativo de clientes chineses que, de outra forma, poderiam optar por um modelo da Tesla.

A Tesla precisa do mercado chinês para continuar crescendo

A China tem um papel fundamental na estratégia de crescimento da Tesla. No entanto, a empresa não está apenas enfrentando um maior volume de concorrentes – agora também precisa lidar com tecnologias que podem ser tão boas ou até superiores às suas.

Se a Tesla não conseguir responder rapidamente a esses avanços, suas ações podem continuar sob pressão, trazendo ainda mais desafios para a empresa no curto e médio prazo.

ACESSO RÁPIDO

    Leia também