Destaques

Ações da Tesla (TSLA) caem no 1º trimestre por causa de entregas; entenda

Ações da Tesla (TSLA) caem no 1º trimestre por causa de entregas; entenda

As Tesla (TSLA) divulgou nesta quarta-feira (2) números de entregas do primeiro trimestre que vieram abaixo do esperado por analistas.

Segundo a montadora de veículos elétricos, foram entregues 336.681 veículos e produzidas 362.615 unidades no período. Os números representam uma queda em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, quando a Tesla entregou 386.810 carros e produziu 433.371.

Declare seus investimentos em 5 minutos!

De acordo com a empresa, a produção foi impactada por ajustes em algumas unidades fabris, que passaram a se dedicar à fabricação da versão atualizada do Model Y, lançada no início deste ano.

As estimativas de mercado apontavam para 393.000 entregas e 462.160 veículos produzidos, segundo dados da Visible Alpha. Desde a divulgação dos resultados do quarto trimestre, em janeiro, as projeções para entregas caíram 14%.

cotação da tesla (tsla) no primeiro trimestre de 2025

As ações da Tesla chegaram a cair mais de 4% logo após a abertura dos mercados. Apesar de acumularem alta de cerca de 50% em relação ao mesmo período do ano passado, os papéis ainda estão cotados a menos da metade do valor de fechamento recorde registrado em dezembro, próximo de US$ 480.

Leia também:
Por que as ações da Tesla estão em queda no fim da semana? Entenda
Ações da Tesla (TSLA) seguem em queda; veja o porquê

Produção e entregas já vinham abaixo do esperado

No quarto trimestre, tanto a produção quanto as entregas da Tesla também ficaram abaixo das projeções, marcando o primeiro recuo anual nas entregas da companhia. Em janeiro, a empresa informou que esperava retomar o crescimento nas entregas ao longo de 2025.

O desempenho das ações neste ano tem sido pressionado por preocupações relacionadas ao envolvimento do CEO Elon Musk com o governo Trump. Alguns dos maiores entusiastas da empresa em Wall Street têm defendido que Musk divida melhor seu tempo entre suas responsabilidades políticas e suas empresas, incluindo a Tesla.

Além disso, concessionárias da marca têm sido alvo de protestos e atos de vandalismo nas últimas semanas. Relatórios apontam queda nas vendas e nos registros de veículos da Tesla na China e em diversos países europeus nos primeiros meses de 2025.

A Tesla informou que divulgará seus resultados financeiros do primeiro trimestre após o fechamento do mercado no dia 22 de abril.

ACESSO RÁPIDO

    Leia também