
O mercado de tecnologia dos Estados Unidos está preocupando os investidores de ações americanas. O grupo conhecido como as sete magníficas — formado Apple (AAPL), Alphabet (GOOGL, GOOG), Microsoft (MSFT), Amazon (AMZN), Nvidia (NVDA), Meta (META) e Tesla (TSLA) — vêm acumulando resultados ruins. Na última quarta-feira (19), o grupo registrou perdas que variam entre 8% e 42%, conforme o fechamento da última quarta-feira.
Essas empresas foram o grande motor do mercado acionário dos EUA desde o fim de 2022, impulsionadas pelo arrefecimento da inflação e pelo boom da inteligência artificial (IA), impulsionado pela popularidade do ChatGPT, da OpenAI. Com esse cenário, os Sete Magníficos foram responsáveis por mais de 50% dos ganhos do S&P 500 em 2023 e 2024, anos em que o índice subiu mais de 20% — algo que não acontecia desde a década de 1990.
No entanto, especialistas já vinham alertando que essa valorização concentrada era insustentável. Em 2024, o mercado parece ter dado razão a essa visão: enquanto o S&P 500 acumula queda de 4%, as ações dos Sete Magníficos já perderam quase 15% no ano. Por outro lado, o S&P 500 Equal-Weight, que distribui o peso das empresas de forma mais equilibrada, teve um desempenho melhor, com perda inferior a 1%.
Leia também:
– Ações de Google (GOOGL) e Meta (META) despecam na Nasdaq; entenda os motivos
– Ações da Tesla (TSLA) seguem em queda; veja o porquê
– Em dia de novidades, ações da Nvidia (NVDA) caem 3%
– Ações: o que fazer quando elas começam a cair? Saiba como se preparar
Correção das ações e impacto no mercado
O grupo entrou oficialmente em correção no final de fevereiro, algumas semanas antes do S&P 500 seguir o mesmo caminho. Já o índice de peso igual, que atribui o mesmo peso a todas as ações do S&P 500, ainda não havia entrado nesse cenário até o fechamento da última quarta-feira.
Para o estrategista Jim Reid, do Deutsche Bank, a oscilação desse grupo de ações tem sido um fator mais impactante do que as questões comerciais globais:
“Quando analisamos as quedas do mercado dos EUA este ano, diria que as mudanças no sentimento em relação aos Sete Magníficos têm um impacto maior no mercado doméstico do que as notícias sobre comércio, ainda que ambas sejam relevantes”, escreveu Reid em relatório.
A crescente incerteza no cenário econômico tem sido um fator crucial para a volatilidade dessas empresas em 2024. O lançamento de um modelo de IA de código aberto pela startup chinesa DeepSeek, considerado surpreendentemente eficiente, gerou uma onda de vendas no final de janeiro. Além disso, as ações do Sete Magníficos enfrentam dificuldades para se recuperar em meio às incertezas sobre os impactos econômicos das tarifas comerciais impostas pelo ex-presidente Donald Trump.
Com esse cenário, investidores começam a questionar se essas gigantes da tecnologia continuarão a dominar o mercado ou se um novo ciclo de liderança pode surgir em Wall Street.