Como investir

Real está entre as moedas que mais desvalorizaram em 2024; confira a lista

Real está entre as moedas que mais desvalorizaram em 2024; confira a lista
real. Foto: Pixabay

O ano de 2024 trouxe grandes desafios para a economia global. A instabilidade política e os impactos prolongados da inflação nos principais mercados afetaram a valorização de diversas moedas ao redor do mundo. Como resultado, a maior parte das moedas sofreu desvalorização frente ao dólar norte-americano, incluindo o real.

Entre as 20 moedas mais negociadas globalmente, apenas três apresentaram valorização ou se mantiveram estáveis em relação ao dólar, de acordo com um levantamento feito pela BBC em 18 de dezembro, com base em dados do site XE.com. O real brasileiro, entretanto, liderou o ranking de desvalorização, com uma queda acumulada de 21% até dezembro.

Outras moedas de destaque, como o peso mexicano, a lira turca e o rublo russo, também registraram quedas expressivas em 2024. Este cenário reflete os desafios econômicos enfrentados por países emergentes e desenvolvidos ao longo do ano.

Quais moedas mais se desvalorizaram em 2024?

Abaixo, confira o ranking das moedas que mais se desvalorizaram em 2024, com base nos dados coletados em 18 de dezembro pelo XE.com:

Posição Moeda Desvalorização (%)
Real brasileiro 21%
Peso mexicano 16%
Lira turca 16%
Rublo russo 15%
Won sul-coreano 10%
Coroa norueguesa 9%
Dólar neo-zelandês 9%
Iene japonês 8%
Dólar canadense 8%
10º Coroa sueca 8%
11º Dólar australiano 7%
12º Franco suíço 6%
13º Euro 5%
14º Coroa dinamarquesa 5%
15º Yuan chinês 3%
16º Dólar de Singapura 2%
17º Rúpia indiana 2%
18º Libra esterlina 0%
19º Dólar de Hong Kong -1%
20º Rand sul-africano -1%

Apenas quatro outras moedas desvalorizaram em dois dígitos contra o dólar este ano: o peso mexicano (16%), a lira turca (16%), o rublo russo (15%) e o won sul-coreano (10%).

No grupo das moedas que registraram desvalorizações moderadas, destacam-se o iene japonês, o dólar canadense e a coroa sueca, com quedas de 8%. Já moedas tradicionalmente mais estáveis, como o franco suíço e o euro, também foram afetadas, caindo 6% e 5%, respectivamente, diante do dólar.

Por outro lado, algumas moedas conseguiram resistir à tendência global de desvalorização. A libra esterlina manteve uma cotação estável, enquanto o dólar de Hong Kong e o rand sul-africano apresentaram uma ligeira valorização de 1%.

Não sabe como investir em meio à desvalorização do real? A Status Invest Assessoria pode te ajudar nesse e em outros assuntos. Para saber mais, clique no link e entre em contato.

ACESSO RÁPIDO

    Leia também