Como investir

Ações preferenciais e ordinárias: qual a diferença e em qual investir?

Ações preferenciais e ordinárias: qual a diferença e em qual investir?
Ibovespa. Foto: Pixabay

Quem já investe em renda variável provavelmente já se deparou com os códigos PETR4 e PETR3 ou com os termos “ações preferenciais” e “ações ordinárias”. Mas você sabe exatamente a diferença entre eles e como escolher a melhor opção para investir?

No mercado de ações, cada categoria tem características que atendem a perfis e estratégias de investimento diferentes. Entender esses conceitos é essencial para tomar decisões mais informadas e aproveitar ao máximo as oportunidades.

A seguir, confira o que são ações preferenciais, ações ordinárias e qual delas pode fazer mais sentido para seus objetivos de investimento.

O que são ações preferenciais?

Ações preferenciais (PN) são aquelas que priorizam o pagamento de dividendos, geralmente em valores mais altos do que os das ações ordinárias. Ao investir nelas, você tem a vantagem de receber retornos antes dos acionistas com ações ordinárias, o que as torna atraentes para quem busca renda passiva.

Outro benefício das ações preferenciais é a prioridade em caso de falência da empresa: os acionistas PN têm preferência no reembolso de capital. No entanto, elas não oferecem o direito a voto em assembleias, ou seja, quem busca influenciar a direção da empresa pode achar esse tipo de ação menos interessante.

O que são ações ordinárias?

As ações ordinárias (ON), identificadas pelo número 3 no código de negociação, garantem ao acionista o direito de voto. Isso significa que ele pode participar nas assembleias e, eventualmente, influenciar a tomada de decisões da empresa, dependendo da quantidade de ações que possui.

Apesar de não terem preferência no pagamento de dividendos, as ações ON podem oferecer uma proteção adicional em mudanças societárias, com o chamado “tag along”. Esse direito permite que acionistas minoritários recebam uma compensação justa caso ocorra uma troca no controle da empresa.

Preferenciais vs. ordinárias: qual é melhor?

A escolha entre ações preferenciais e ordinárias depende dos objetivos de cada investidor. Se a prioridade é a geração de renda passiva com dividendos, as ações preferenciais podem ser mais vantajosas. Por outro lado, para investidores que desejam participar da gestão e possuem um horizonte de longo prazo, as ações ordinárias podem ser a melhor escolha.

No caso de empresas como a Petrobras, que disponibilizam ambos os tipos de ações (PETR3 e PETR4), a escolha é estratégica e deve levar em conta fatores como liquidez e perfil de investimento. Entender qual ação é mais adequada pode fazer a diferença no seu retorno.

Quer entender qual é o melhor tipo de ação para seu perfil? A Status Invest Assessoria pode te ajudar neste e em outros assuntos. Clique no link e entre em contato.

ACESSO RÁPIDO

    Leia também