Como investir

Destaques da semana: Vale (VALE3), CSN (CSNA3) e outros assuntos

Destaques da semana: Vale (VALE3), CSN (CSNA3) e outros assuntos
Ibovespa. Foto: Pixabay

A semana entre 14 e 18 de outubro seguiu a tendência de 2024 para o Ibovespa até o momento: estagnação. Após oscilar entre ganhos e perdas, o principal índice acionário da bolsa brasileira encerrou a semana com uma leve variação positiva de 0,39%, ainda na casa dos 130 mil pontos.

Durante a semana, os investidores brasileiros repercutiram dados econômicos da China e os novos estímulos anunciados pelo governo do país asiático, que refletiram diretamente na cotação das commodities e, consequentemente, nas ações atreladas à elas. Além disso, a semana também foi marcada pela divulgação do IBC-Br, considerado como a prévia oficial do PIB brasileiro.

5 assuntos que movimentaram o Ibovespa na semana

Vale (VALE3) oscila com produção e China

A semana foi bastante movimentada para as ações da Vale (VALE3), que é um dos principais nomes do Ibovespa. Os papéis da mineradora dispararam avançaram após a companhia divulgar, na última terça-feira (15), seu relatório de produção e vendas do terceiro trimestre deste ano. O documento surpreendeu positivamente o mercado ao apontar para um crescimento de 5,5% na produção de minério de ferro em relação ao ano passado. Em relação ao trimestre anterior, houve uma variação positiva de 13%.

No entanto, apesar do otimismo após o relatório, os papéis da mineradora afundaram nos últimos pregões da semana, em meio às preocupações crescentes com a economia chinesa. O novo pacote de medidas fiscais e monetárias do governo anunciado pelo governo asiático não animou o mercado e refletiu diretamente na cotação do minério de ferro, que recuou 6% na bolsa de Dalian, na China, na quinta-feira (18).

AgroGalaxy (AGXY3) faz demissão em massa

Em recuperação judicial, a AgroGalaxy (AGXY3) anunciou nesta semana o fechamento de lojas e a demissão de centenas de funcionários. A medida faz parte do processo reestruturação estratégica e operacional da companhia.

Antes da reestruturação, a companhia contava com 169 lojas e um quadro de 1.700 colaboradores. No entanto, a força de trabalho foi reduzida para 1.150 funcionários. Além disso, de acordo com o comunicado divulgado pela empresa, agora a AgroGalaxy opera com 74 unidades, localizadas nas Regiões Sul, Sudeste, Cerrado Oeste e Cerrado Leste, áreas que apresentam “maior potencial de geração de caixa“.

Venda da CSN Mineração (CMIN3)

Outro destaque no radar corporativo do Ibovespa nesta semana foi o anúncio feito pela CSN (CSNA3), que informou na última quarta-feira (16) que o Conselho de Administração da empresa aprovou uma Proposta Não Vinculante (Term Sheet) com a Itochu Corporation para a venda de participação minoritária de até 11% em sua controlada CSN Mineração (CMIN3).

Conforme o comunicado enviado para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a consumação da operação ainda está sujeita à aprovação prévia tanto pela CSN quanto pela Itochu Corporation, além da aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A companhia não informou os valores da negociação e ressaltou que “a governança e estrutura de controle da CSN Mineração não serão afetadas”.

Prévia do PIB

Fora do radar corporativo brasileiro, os investidores também repercutiram, no início da semana, a divulgação do IBC-Br, considerado como a prévia oficial do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. O indicador avançou 0,2% em agosto na comparação com o mês anterior, de acordo com os dados divulgados pelo Banco Central (BC).

O número veio acima das expectativas dos analistas consultados pela Reuters, que previam um resultado estável.

Balanços nos EUA

Além disso, os investidores brasileiros acompanharam ainda a primeira semana da temporada de balanços nos Estados Unidos. Entre os destaques, algumas gigantes do mercado financeiro como JPMorgan (JPMC34), Morgan Stanley (MSBR34), Goldman Sachs (GSGI34), Citigroup (CTGP34) e Bank of America (BOAC34) publicaram seus balanços e superaram as expectativas dos analistas.

Além disso, outra companhia bastante esperada pelo mercado era a Netflix (NFLX34). A empresa também apresentou dados positivos, acima das expectativas do mercado, e revelou um lucro líquido de US$ 2,36 bilhões no 3º trimestre de 2024, o que indica uma alta de 40,5% na comparação anual.

Quer ter dicas personalizadas para entender os movimentos do Ibovespa e impulsionar seus investimentos? A Status Invest Assessoria pode te ajudar nesse e em outros assuntos. Para saber mais, clique aqui e entre em contato.

ACESSO RÁPIDO

    Leia também