A semana encerrada em 11 de outubro teve uma agenda econômica mais enxuta no cenário brasileiro. Entre os destaques que impactaram o Ibovespa na semana, a divulgação do IPCA de setembro e as mudanças na diretoria da Vale (VALE3) foram alguns dos assuntos que atraíram os olhares dos investidores.
Apesar do noticiário um pouco enfraquecido, o principal índice acionário da bolsa brasileira terminou a segunda semana do décimo mês do ano terminou com uma variação negativa de 1,37%. Com isso, o indicador já acumula uma queda de 3,12% em 2024. A seguir, confira alguns dos destaques da semana:
5 assuntos que movimentaram o Ibovespa na semana
Troca na diretoria da Vale (VALE3)
Na última terça-feira (8), a Vale (VALE3) realizou a primeira grande mudança na diretoria da empresa sob o comando do novo presidente-executivo da empresa, Gustavo Pimenta. A mineradora anunciou a saída de Marcello Spinelli, vice-presidente executivo de Soluções de Minério de Ferro, que ocupava o cargo desde 2019. O executivo foi substituído por Rogério Nogueira, atual Diretor de Produto e Desenvolvimento de Negócios, que assume o cargo de forma interna até o dia 31 de dezembro.
Azul (AZUL4) fecha acordo com credores
Outro destaque corporativo que movimentou o Ibovespa na semana aconteceu na segunda-feira (7), quando a Azul (AZUL4) anunciou que firmou um acordo comercial com arrendadores de aeronaves. A negociação comunicada pela companhia envolve a troca de cerca de R$ 3 bilhões em dívidas por até 100 milhões de ações preferenciais em uma única emissão.
Após anunciar o acordo, o presidente-executivo da companhia, John Rodgerson, declarou ainda que a empresa agora está em busca de levantar capital. “Precisávamos resolver esse problema primeiro, o que já foi feito, e agora podemos captar capital”, disse ele.
IPCA acelera em setembro
Já no radar macroeconômico, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do Brasil, registrou um aumento de 0,44% em setembro, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quarta-feira (9).
O resultado veio levemente abaixo das estimativas do mercado. Os analistas consultados pela Reuters previam um avanço de 0,46% no mês passado. O resultado foi impulsionado pela elevação de 5,36% no preço da energia elétrica residencial, por conta da mudança na bandeira tarifária.
Senado aprova Galípolo
O Senado Federal aprovou na última terça-feira (8) a indicação de Gabriel Galípolo para presidir o Banco Central brasileiro. Em uma votação secreta, o painel do plenário registrou 66 votos favoráveis e cinco contrários.
Dessa forma, o economista de 42 anos deve assumir a presidência do BC a partir do dia 1 de janeiro de 2025, substituindo Roberto Campos Neto, que comanda a autarquia até 31 de dezembro de 2024.
Inflação avança nos Estados Unidos
No cenário externo, os investidores repercutiram os dados do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos. O indicador avançou 0,2% em setembro ante agosto. O número veio levemente acima do esperado pelos analistas do consenso LSEG, que previam uma variação de 0,1% na comparação mensal.
Quer ter dicas personalizadas para entender os movimentos do Ibovespa e impulsionar seus investimentos? A Status Invest Assessoria pode te ajudar nesse e em outros assuntos. Para saber mais, clique aqui e entre em contato.