SELIC HOJE (últ. 12m)

4,320 %
Julho, 2024 0,907%
Acumulado do Ano 4,32 %
2024
SELIC - Julho 0,91 %
Julho, 2024

Qual o valor da Taxa SELIC Hoje?

A taxa SELIC hoje está em 4,320% ao ano. Em 2024, a taxa Selic foi de 4,320%

O que é SELIC?

A Selic corresponde ao Sistema Especial de Liquidação e Custódia, sendo inserida durante o ano de 1979 no Brasil, pelo Banco Central.


Sendo assim, observa-se que a Selic difere-se da taxa Selic, sendo a taxa definida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) e referindo-se como a taxa básica de juros para realizar o controle do consumo da economia.


Dessa maneira, a Selic está relacionada como um depositário de títulos públicos emitidos pelo tesouro nacional.


Além do mais, a Selic possui um sistema que funciona de forma eletrônica, permitindo assim, o controle da emissão, compra e venda dos títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional. Ou seja, não existem registros físicos, dado que, tudo funciona de forma computadorizada, mantendo sempre o comando pelo Banco Central.


Além disso, apenas instituições financeiras que são autorizadas pelo BACEN possuem acesso ao sistema Selic, isto é, pessoas comuns não possuem acesso ao sistema.


Sendo assim, dentre as principais instituições que podem participar do sistema Selic, estão:


Corretoras;

Bancos comerciais;

Caixas econômicas;

Bancos de investimento.


Portanto, a Selic é administrada pelo Departamento de Operações de Mercado Aberto do Banco Central (DEMAB) em conjunto com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA).

Gráfico histórico Taxa SELIC

Como funciona a taxa SELIC?

A taxa Selic não é utilizada por pessoas físicas. Dessa forma, ela é a taxa usada entre os bancos, principalmente pelo Banco Central, funcionando principalmente como uma forma de controlar a inflação.


Através da taxa selic os bancos determinam a taxa de outros juros incluídos nas aplicações financeiras. Desse modo, a taxa selic atua como uma referência a todas as outras taxas de juros da economia.


Sendo assim, a taxa básica de juros da economia é utilizada para cobrir possíveis gastos e prejuízos das instituições financeiras. Dado que, o Banco Central estabelece que as instituições financeiras mantenham no caixa um percentual de capital, diariamente, após o fechamento.

Como a SELIC é definida?

A taxa Selic é considerada a taxa básica de juros da economia, sendo definida pelo Banco Central, além de ser utilizada para controlar a inflação do Brasil.

O percentual da Selic é definido pelas taxas de juros que são cobradas em operações que são realizadas entre os bancos e que envolvem títulos públicos.

A taxa serve como uma referência para as outras taxas de juros da economia. Isto é, todas as outras taxas de juros irão apresentar percentuais superiores a taxa selic.

Além disso, existem duas taxas importantes para compreender a selic, dentre elas está:


Selic Over: refere-se a taxa básica de juros exercida em território nacional, vista como uma taxa média das negociações durante o período de um dia dos títulos públicos na selic;

Selic Meta: está relacionada a meta para a taxa Selic, definida pelo Copom. Sendo assim, para alcançar a meta, o Banco Central poderá interferir no mercado comercializando títulos públicos. Além disso, para definir a taxa selic meta são levadas em consideração a conjuntura econômica, inflação e taxa de câmbio.


Sendo assim, para definir a taxa Selic são realizadas reuniões do COPOM em uma média de 8 vezes ao ano ou, em média, a cada 45 dias. No início da reunião são realizadas análises sobre a conjuntura da economia baseando-se em alguns indicadores como, contas públicas, cenário externo, atividade econômica e inflação.