Fundos de Desenvolvimento

F

O que são fundos de desenvolvimento

Entre os diferentes tipos de produtos financeiros disponíveis no mercado, os fundos de investimentos estão entre as opções mais conhecidas. Ao mesmo tempo, muitos investidores não conhecem algumas das variações deste ativo, como são os casos dos fundos de desenvolvimento.

Afinal, o fundo de desenvolvimento é um tipo de Fundo de Investimento Imobiliário (FII) com foco em investimentos direcionados a projetos de imóveis com potencial de rentabilidade após sua conclusão, seja por meio de aluguel ou venda. 

Assim, tal qual todos os FIIs, o valor captado pelo fundo é alocado pelo gestor em ativos imobiliários com potencial de retorno financeiro. 

Todavia, entender o funcionamento dos fundos de desenvolvimento é tão importante quanto compreender a lógica por trás deste produto financeiro. 

Como funcionam os fundos de desenvolvimento

Assim como o próprio nome indica, os fundos de desenvolvimento investem em projetos imobiliários em desenvolvimento, isto é, imóveis que ainda não estão prontos, porém que possuem capacidade de gerar lucro após sua conclusão.

Não à toa, gestores de FIIs de desenvolvimento buscam boas alternativas no mercado imobiliário que ainda estão no processo de planejamento. 

Assim, os custos que envolvem os investimentos é reduzido e, em simultâneo, o potencial de retorno também é elevado, ainda mais quando a estratégia de investimento é bem executada. 

Contudo, quem busca investir em fundos de desenvolvimento deve se atentar ao fato que este é um produto financeiro que dará maiores retornos no longo prazo. 

Vantagens e desvantagens dos fundos de desenvolvimento

Tal qual grande parte dos produtos financeiros, os fundos de desenvolvimento possuem vantagens e desvantagens. 

Assim, estes são pontos importantes para se entender relacionados a este tema. 

Vantagens 

Entre as vantagens dos fundos de desenvolvimento, é possível iniciar destacando a Renda Mínima Garantida (RMG).

Em suma, a RMG é uma renda repassada aos cotistas ao longo do período da obra, sendo esta uma forma de reter investidores. 

Todavia, vale destacar que esta renda é fruto do fluxo de capital dos investidores, o que gera debate sobre a real vantagem.

Além disso, o alto potencial de retorno deste investimento também pode ser considerado uma vantagem. 

O que não é à toa, pois, como apontado anteriormente, o investimento inicial é baixo e as chances de uma alta rentabilidade são elevadas no longo prazo. 

Por fim, vale destacar a distribuição de dividendos com outra vantagem dos FIIs de desenvolvimento

Isso ocorre quando o fundo não vende os imóveis, com isso o pagamento dos aluguéis geram cotas em forma de dividendos. 

Desvantagens 

Entre os principais riscos que envolvem os fundos de desenvolvimento, estourar o orçamento da obra está entre os principais. 

Além disso, atrasos relacionados às entregas também geram prejuízos aos investidores, especialmente porque o tempo para começar a lucrar com o investimento é postergado. 

Problemas com licenças sanitárias e ambientais também são desvantagens destes produtos, pois podem interferir ou, até mesmo, bloquear o andamento da obra. 

Ou seja, ainda que seja um investimento interessante do ponto de vista da rentabilidade, os fundos de desenvolvimento representam diferentes tipos de riscos ao investidor. 

Adicione Comentários