O que é Fiagro
Existem diferentes tipos de produtos no mercado financeiro nacional. Todavia, existem alguns que ainda não são tão conhecidos dos investidores em geral. Neste contexto encontra-se o Fiagro.
O Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais, popular Fiagro, é um fundo voltado para o agronegócio, sendo este um dos principais setores da economia brasileira.
Ou seja, este é um fundo de investimento que capta recursos no mercado financeiro e, posteriormente, investe o capital de seus cotistas em ativos relacionados ao agronegócio.
Além disso, vale destacar que este produto faz parte de um projeto de crescimento deste setor, não à toa é um fundo considerado “novo”, criado no início de 2021, pela Lei n°14.130
Dessa forma, este produto se torna uma ferramenta para aumentar o acesso do segmento do agronegócio aos investidores da bolsa de valores brasileira.
Portanto, entender seu funcionamento é um passo importante para quem busca alternativas para diversificar a carteira ou, até mesmo, aumentar a exposição em um dos principais setores da economia brasileira.
Como funciona o Fiagro
Em suma, os recursos captados pelo fundo Fiagro são investidos em atividades do setor agroindustrial e propriedades rurais.
Assim, esta se torna o modo mais prático para se investir neste tipo de fundo de investimentos.
Contudo, ainda é possível realizar este investimento por meio de títulos de crédito ou valores mobiliários, com estes podendo ser emitidos por pessoas físicas e jurídicas que façam parte da cadeia do agronegócio.
O Fiagro fundo de investimento ainda possibilita investimento por meio de direitos creditórios e títulos de securitização com lastro em títulos creditórios.
De todo modo, a estrutura do Fiagro é semelhante à de outros fundos de investimentos, isto é, este é um modo que o investidor tem para realizar aportes em um portfólio específico, no caso o do agronegócio.
Por fim, vale ressaltar o fato de que este fundo de investimento também possibilita o investimento no segmento imobiliário, pois parte do capital investido é voltado para imóveis ligados ao agronegócio.
Tipos de Fiagro
O Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais é dividido em três tipos. São eles:
- Direitos Creditórios (Fiagro-FIDC);
- Imobiliários (Fiagro-FII);
- Participações (Fiagro-FIP).
Dessa forma, é útil apresentar separadamente cada um destes tipos.
Direitos Creditórios (Fiagro-FIDC)
O FIDC é o tipo de Fiagro voltado para realização de investimentos em direitos creditórios.
Ou seja, este fundo tem como foco investir na agroindústria, isto é, o propósito é alocar capital em direitos creditórios da agroindústria.
Assim, este se torna um recurso importante para que as empresas do segmento consigam ter um bom fluxo de caixa ao longo de todo ano, fator que ganha relevância quando analisado que existem períodos cuja colheita é baixa.
Enquanto, os investidores conseguem exposição a um investimento na agroindústria com boas taxas de risco e retorno.
Imobiliários (Fiagro-FII)
No que lhe concerne, o FII é o tipo de Fiagro voltado para realização de investimentos em imóveis e terras agrícolas.
Este fundo é uma alternativa interessante para quem busca investir em terras agrícolas, ainda mais quando considerado a complexidade que se é investir neste tipo de ativo.
Afinal, por vezes, o valor necessário para se adquirir terras é muito elevado.
Participações (Fiagro-FIP)
Por fim, mas não menos relevante, existe o FIP, o tipo de fundo de investimento dedicado a investir em participações de empresas agrícolas.
Dessa forma, este produto financeiro se torna uma opção interessante para o investidor que busca ter participação em empresas do setor, sem haver a necessidade de realizar um grande aporte.
Portanto, este Fiagro é útil tanto para empresa que busca capital, quanto para o investidor que deseja diversificar sua carteira com produtos da área.
Setor em desenvolvimento e com potencial já comprovado.
Falta um filtro de fiagro no status.
Copiando e reforçando o João:
Setor em desenvolvimento e com potencial já comprovado.
Falta um filtro de fiagro no status.