Bonificação 

B

O que é bonificação?

Independente da área, obter uma renda acima da esperada pode ser um fator de grande motivação. Assim, a bonificação torna- se uma das ferramentas utilizadas no setor financeiro, tendo, entretanto, na empresarial, quanto na bolsa de valores.

O que não é à toa, afinal a bonificação é um ganho extra, sendo que este pode ser em forma de capital financeiro ou bens, conseguido por um indivíduo de forma extra.

Ou seja, este ganho vai além da remuneração fixa que um indivíduo possui.

Por exemplo, um trabalhador recebe um salário para prestar seus serviços, sendo que este valor é pago de forma mensal para ele. Esta é uma remuneração fixa.

Todavia, o trabalhador teve um desempenho alto em determinado mês, assim, ao final daquele período ele foi “recompensado” com um valor extra, uma bonificação. 

Tal variação é conhecida como remuneração variável, sendo que este é um recurso comum em diversos segmentos da economia. 

Dessa forma, é útil entender o porquê se oferece as bonificações e qual o impacto desta prática. 

Motivos para bonificação

Inicialmente, é possível separar a bonificação do modo que este processo ocorre em empresas e no mercado financeiro, sendo que estes são os tipos mais convencionais.

Empresarial

A depender da política administrativa do negócio, oferecer bonificações pode auxiliar em diferentes etapas dentro de uma empresa. 

Inicialmente, a existência de bonificações pode ser uma ferramenta útil no momento de atrair profissionais capacitados para o negócio, isso porque esta é uma forma de deixar a vaga e a oportunidade de emprego mais atrativa. 

Além disso, se bem empregada, as bonificações podem auxiliar na construção de uma concorrência saudável dentro de uma empresa. 

Isso porque os profissionais se sentirão motivados em suas tarefas, pois além do reconhecimento, conseguiram uma renda extra. 

Fator que pode influenciar, inicialmente, no aumento produtivo da empresa e, posteriormente, na criação de projetos e iniciativas inovadoras. 

Por fim, mas não menos relevante, esta prática também é uma forma de criar um corpo de profissionais capacitados. 

Afinal, além de atrair profissionais com know how, esta prática também serve para manter bons colaboradores no negócio. 

Assim, quando motivados, tendem a entregar bons resultados e se encaixar nos valores e missão que uma empresa possui.

Ou seja, esta é uma forma que a empresa possui de se manter competitiva e em crescimento no seu mercado de atuação. 

Mercado financeiro

No mercado financeiro, o tipo de bonificação mais convencional é a bonificação de ações. 

Em suma, ao se comprar uma ação, o investidor se torna sócio do negócio, isto é, ele faz parte direta de uma empresa.

Assim, quando aquela empresa apresenta crescimento e lucro, seus sócios tendem a ser beneficiados. 

Ou seja, o investidor, através de suas ações, conseguirá uma bonificação, conhecida no mercado financeiro como proventos.

Dessa forma, além da renda que o investidor já esperava, ele terá um ganho extra. Possibilitando que tenha lucro, sem que liquide a operação. 

Portanto, o investidor pode continuar sendo acionista do negócio e lucrar enquanto mantém sua posição.

Enquanto, do lado da empresa, a bonificação de ações é uma alternativa utilizada para atrair novos investidores e aumentar a captação de recursos. 

Adicione Comentários