O que são as contas a receber
Independente da experiência e do tempo de bolsa, analisar os indicadores financeiros de uma empresa é um passo de suma importância para se buscar obter sucesso no mercado de capitais. Nesse sentido, vale o destaque para o item contas a receber.
Também conhecido como CAR, as contas a receber são o indicador que faz referência a todo valor que uma empresa tem direito de receber de clientes por parte de seus produtos comercializados ou serviços prestados.
Ou seja, este é dos componentes que fazem parte do ativo circulante da empresa, estando entre os mais relevantes.
Não à toa, a exposição dos dados referentes ao CAR no balanço das empresas é recorrente. Afinal, a prática de oferecer serviços e produtos e receber o pagamento depois é comum no mercado.
Entre outras coisas, este indicador consegue apresentar um panorama acerca dos ativos da empresa, isto é, a capacidade de gerar receita no curto prazo que o negócio possui por meio de vendas a prazo.
Desta forma, esta informação auxilia em diversas avaliações sobre o negócio, como, por exemplo, a capacidade que a empresa tem de manter suas atividades e o potencial para gerar receita por meio de seus produtos e serviços.
Portanto, entender as contas a pagar e receber de uma empresa é um passo útil na análise da saúde financeira do negócio.
Utilidade das contas a receber
Ainda que à primeira vista pareça mais interessante receber todo valor referente às negociações à vista, nem sempre esta é uma possibilidade real.
Dessa forma, o CAR se torna relevante, pois, é um modo que as empresas possuem de não perder vendas. Afinal, ao possibilitar o parcelamento do pagamento de seus produtos e serviços, o seu público consumidor aumenta.
Além disso, esta prática se torna mais relevante quando analisado que o pagamento com cartões de crédito, carnês, financiamentos, entre outros, se tornou uma prática recorrente entre os consumidores.
Portanto, o recurso do parcelamento é uma forma que as empresas possuem de aumentar seu público consumidor e, consequentemente, suas vendas, ainda que o valor da negociação não seja pago integralmente.
Importância das contas a receber
Como visto até aqui, o CAR de uma empresa é um importante indicador, tanto para o gestor do negócio, quanto para possíveis investidores.
Afinal, este dado é um importante componente do ativo circulante do negócio, visto que é um dos ganhos e direitos que a empresa possui no curto prazo.
Dessa forma, vale reforçar que a, ainda que aconteça a confusão ser as contas a receber é ativo ou passivo, este valor é referente aos ativos da empresa.
Além disso, para gestão do negócio, o CAR é relevante para questões que envolvem a manutenção das atividades do negócio, incluindo pagamentos e reposição de estoque, por exemplo.
Enquanto, da ótica do investidor, este indicador financeiro é útil para construção de uma compreensão acerca da saúde financeira da empresa.
Afinal, analisar o ativo circulante do negócio e seus itens, como as contas a receber, é um passo importante para investidores que buscam avaliar a realização de um investimento.