O que é High Grade
Antes de se realizar um investimento, é necessário compreender os riscos e potenciais que aquele negócio representa. Para isto, analisar o High Grade, de ação é de suma relevância.
Também conhecido como “alto grau de investimento” ou “nível de investimento”, o High Grade é uma classificação que serve para analisar o risco de crédito que aquele negócio representa.
Vale destacar que esta classificação pode ser referente a:
- Ações;
- Fundos de investimentos;
- Títulos;
- Países.
Portanto, o alto grau de investimento possui um grande impacto de análise, abrangendo diferentes tipos de produtos e situações.
O que aumenta a importância quando se entende que quanto mais elevado é o grau de investimento, menos é o risco que aquele negócio representa, ou seja, quanto maior o High Grade, mais confiável aquele negócio.
Dessa forma, entender as características de um investimento High Grade é útil para quem busca encontrar bons negócios no mercado financeiro, ao mesmo tempo que se precaver dos riscos.
Características de um investimento High Grade
Investimentos High Grade apresentam um baixo risco ao investidor, dessa forma se tornam um negócio atrativo.
Todavia, avaliar apenas o resultado final do nível de investimento pode ser equivocado. Assim, entender os fatores que levam a tal resultado é útil.
Inicialmente vale destacar que fatores que levam a este resultado, como, por exemplo:
- Consistência que aquele negócio ou país tem algo longo do tempo;
- Nível de capitalização e se este é elevado;
- Controle relacionado ao endividamento;
- Histórico de retorno que aquele investimento deu de retorno aos seus investidores.
Dessa forma, quando uma empresa ou país apresentam tais características, representam menos riscos e maior potencial.
Por exemplo, títulos do Tesouro como os dos Estados Unidos possuem o High Grande alto, afinal são ativos historicamente seguros e estão atrelados a um país que possui um histórico favorável, isto é, o risco de inadimplência é quase nulo.
O mesmo tipo de exemplo pode ser utilizado para empresas, sendo que quando apresentam um histórico financeiro mais confiável, sua avaliação também é maior.
Vale investir em High Grade
Ainda que um investimento com baixo risco seja uma alternativa interessante e, até mesmo, chamativa para o investidor, no mercado financeiro risco e retorno tendem a ser questões ligadas.
Assim, ao mesmo tempo que um ativo tenha a vantagem de possuir um risco baixo, ao mesmo tempo as possibilidades de ganhos são baixas.
Enquanto em investimentos o risco é mais elevado, as possibilidades de obter maiores retornos com renda são mais elevadas.
Dessa forma, a escolha sobre o valor ou não dos investimentos High Grade depende do perfil do investidor.
Ou seja, se este investidor tem maior aceitação ao risco, ativos com alto grau de investimento podem não ser tão interessantes.
De qualquer forma, ainda há a possibilidade de aliar investimentos de diferentes perfis, incluindo com High Grade elevado e baixo, assim possuindo uma carteira que consiga aliar risco e ganhos.
Portanto, ainda que o High Grade seja um indicativo relevante em relação ao investimento, entender se aquele negócio faz sentido para o perfil do investidor é tão importante quanto.