Estoque

E

O que é estoque

Empresas que buscam manter suas atividades e se expandir devem ter controle de diferentes aspectos relacionados às suas atividades. Entre estes, vale o destaque para gestão de estoque.

O que não é à toa, afinal é possível considerar estoque todos os produtos, inacabados ou não, que estão sob posse de uma empresa, isto é, materiais e suprimentos utilizados para suprir a demanda de terceiros ou da própria empresa.

Assim, independente do tamanho da empresa, a gestão de estoque é uma tarefa de relevância, especialmente para que o negócio se mantenha competitivo em seu mercado de atuação.

Todavia, é importante frisar que o giro de estoque aumentou com o avanço de técnicas relacionadas a administração de insumos e produtos, pois, o processo de entregas e reposição se tornou mais eficiente. 

Ainda assim, entender o que é estoque e o que é preciso para gerir estes produtos é um passo importante para empresa, afinal este é um dos itens relevantes presentes nos ativos circulantes do negócio.

Vantagens de possuir estoque 

Ainda que o custo de manter um grande estocagem possa interferir na saúde financeira do negócio, ainda mais quando o excesso impactam o retorno financeiro da empresa, a tarefa de manter produtos e insumos também possui suas vantagens.

Nesse sentido, vale destacar, especialmente, algumas vantagens de manter estoque pela ótica da empresa:

  • Diminuir o valor da compra de uma grande quantidade de produtos;
  • Evitar problemas referente a atrasos de fornecedores;
  • Proteção da companhia frente a elevação do preço dos produtos devido à inflação;
  • Economizar em relação ao frete do transporte.

Portanto, existem diferentes vantagens relacionadas ao estoque, sendo que, a depender do segmento e contexto que a empresa está inserida, esta prática tende a ser um diferencial, especialmente em períodos de instabilidades. 

Não à toa, dominar ferramentas como cálculo do giro de estoque é útil para quem atua profissionalmente nas áreas de gestão e estratégia, por exemplo. 

Gestão de estoque  

Um planejamento de estocagem bem executado pode fazer diferença para a empresa frente à concorrência. 

Assim, é natural que assuntos que envolvem esta área sejam valorizados na estrutura do negócio, o que faz com que o gerente de estoque capacitado seja uma peça importante nas empresas. 

Afinal, esta posição determinará o controle de estoque, tarefa importante quando analisado que diferentes setores de uma empresa tendem a ter uma perspectiva diferente sobre esta área. 

Ou seja, compreender a demanda de cada setor e avaliar o melhor para a empresa é uma tarefa de suma importância, impactando tanto em questões financeiras quanto de satisfação entre os funcionários do negócio. 

Simultaneamente, esta prática também influência na relação que o negócio possui com seus clientes, ressaltando que quanto mais eficiente for a negociação e entrega do produto, maiores serão as chances de uma boa avaliação. 

Além disso, este gerente é um dos responsáveis por aplicar o estoque de segurança, conceito que calcula bases que diminuem o risco de perdas em caso de excesso de produtos e falta de demanda. 

Portanto, avaliar questões que envolvem o estoque da empresa tendem a impactar no posicionamento e competitividade que o negócio possui em sua área de atuação. 

Adicione Comentários