Caixa

C

O que é o caixa

Na contabilidade de uma empresa, um dos principais pontos a se controlar e avaliar é o caixa que a empresa possui.

O que não é à toa, afinal o caixa de uma empresa indica os recursos que o negócio possui disponível para movimento naquele momento. 

Além disso, também é neste tópico da contabilidade financeira que se encontra o fluxo de caixa, indicador que registra as entradas e saídas de capital que ocorreram no negócio. 

O controle de caixa é uma das partes mais relevantes na estrutura de uma empresa, especialmente porque a gestão deste tópico interfere no modo como a empresa consegue manter suas atividades.

Afinal, a disponibilidade de recursos é fundamental para que a empresa realize atividades como o pagamento de salários, compras de fornecedores, entre outras atividades que possibilitam seu funcionamento. 

Portanto, para se compreender sobre a saúde geral de uma empresa, é útil conhecer o funcionamento do fluxo de caixa. 

Fluxo de caixa

Inicialmente, vale apontar que o caixa de uma empresa é um dos itens que fazem parte do ativo circulante do negócio, com saldos e aplicações financeiras, por exemplo.

Dessa forma, as movimentações que ocorrem no negócio causam um impacto direto na empresa. Não é à toa que seu controle deve ser bem executado diariamente. 

Afinal, ao realizar uma gestão de caixa, os gestores conseguem projetar o saldo disponível que o negócio terá, facilitando a existência de capital de giro, fator que serve para custear folhas de pagamentos, quitação de impostos, entre outros.

Além do impacto diário, o controle de caixa também influi em questões que envolvam as estratégias que a empresa possui para curto, médio e longo prazo. 

Por exemplo, empresas que conseguem realizar esta atividade de forma eficiente tendem a ter maior clareza no momento de elaborar planejamentos de crescimento e na realização de investimentos para expansão.

Ainda vale ressaltar que o fluxo de caixa também aumenta a clareza sobre as operações no negócio, pois as movimentações de entradas e saídas são registradas e detalhadas. 

Portanto, qualquer anomalia relacionada à contabilidade da empresa pode ser checada.

Como fazer o Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é dividido em quatro etapas, são elas: 

  1. Saldo inicial;
  2. Entradas;
  3. Saídas;
  4. saldo operacional.

1. Saldo Inicial

Na primeira etapa do processo, registra-se o saldo que a empresa possui em caixa naquele momento. Ou seja, o montante que o negócio possui para ser movimentado, incluindo os saldos existentes em contas bancárias. 

2. Entradas

Em seguida, analisa-se as entradas que a empresa teve.

Ocorre o registro de toda receita e crédito que entrou para a empresa, sendo que estas podem ser provenientes de vendas, recebimentos, direitos, entre outros. 

3. Saídas

No terceiro passo da análise de fluxo são consideradas as saídas. 

Assim, são registradas todas as despesas que o negócio obteve por determinado período, independente do volume destes gastos. 

4. Saldo Operacional

Por fim, existe a comparação entre as entradas e saídas, gerando assim o capital de giro. Isto é, o montante que a empresa possui para realizar suas atividades naquele momento. 

Portanto, gerenciar o fluxo de caixa da empresa é um dos passos relevantes na gestão contábil do negócio, possibilitando assim o funcionamento do negócio.

Adicione Comentários