O que é Buy and Hold?
Ter uma estratégia bem definida é um passo importante para quem busca investir no mercado financeiro. Assim, para quem busca ganhos no longo prazo e utiliza a análise fundamentalista como base, Buy and Hold é de grande utilidade.
Isso porque a estratégia Buy and Hold, ou comprar e segurar, é baseada na compra de um ativo e mantê-lo, visando o ganho no longo prazo, isto é, o investidor realiza a compra de uma ação pensando na valorização que esta terá ao longo do tempo.
Em suma, o conceito parece simples, porém a ideia de segurar abre margem para diversas interpretações.
Dessa forma, a ideia por trás da estratégia é adquirir um ativo financeiro em um período cujo o preço esteja abaixo e mantê-la no portfólio de investimentos, sendo que estas devem ser mantidas enquanto se mostrarem de qualidade.
Ou seja, a partir do momento em que se percebe que determinada ação atingiu o teto de valorização ou que a empresa está passando por complicações, o aconselhável é que seja este o momento de se vender aquele ativo.
Para ficar mais claro o processo, é importante entender as características desta estratégia.
Características
A principal característica deste tipo de estratégia é a busca por investimentos de longo prazo.
Assim, para se aplicar o Buy and Hold o investidor deve mapear o mercado, encontrar negócios com potencial de crescimento e acompanhar o desenvolvimento.
Outra característica é que, caso a estratégia seja bem aplicada, o ativo financeiro tende a ter uma valorização considerável.
Todavia, é importante reforçar que, assim como o nome indica, a ideia é segurar ao máximo o ativo, sendo possível, inclusive, nunca desfazer estas ações.
Além disso, há a possibilidade que as projeções não se confirmem por diferentes fatores.
Dessa forma, o investidor deve estar atento, pois caso o ativo financeiro não se prove de qualidade, é necessário se desfazer dele.
Portanto, é importante entender que a característica de segurar difere de ignorar, isto é, ainda que a ideia seja de não se desfazer da posição, é importante entender os momentos em que isso é necessário.
Por fim, mas não menos relevante, a estratégia Buy and Hold tem por característica priorizar ações de empresas que paguem proventos aos seus investidores.
Vantagens do Buy and Hold
Por ser uma estratégia baseada no longo prazo, talvez a vantagem mais notável do Buy and Hold seja os custos e potencial de valorização dos ativos negociados.
Assim, é possível adquirir um ativo por um valor baixo e esperá-lo valorizar até chegar ao seu potencial.
Dessa forma, esta estratégia é vantajosa para quem busca ganhos no longo prazo fundamentando sua atuação em bases.
Além disso, situações de curto prazo, como greves, desastres, oscilações do mercado, não possuem efeito neste tipo de estratégia.
Ou seja, o investidor deve ter atenção à economia de modo geral, porém não precisa tomar decisões extremas em um curto período.
Por fim, o pagamento de proventos da empresa também é outro ponto forte deste tipo de estratégia.
Afinal, mesmo não se vendendo do ativo, como é o comum da prática Buy and Hold, o investidor conseguirá fazer renda enquanto segura tal ação.