Análise financeira

A

O que á uma análise financeira

Tanto para investidores, quanto para gestores de empresas, a análise financeira é uma prática útil na busca pelo “sucesso”, independente da proposta.

O que não é à toa, afinal a análise financeira é uma forma de acompanhar as questões ligadas às finanças do negócio, sendo que, ao longo do processo, é considerado a liquidez de um negócio além do fluxo de caixa. 

Dessa forma, ao se utilizar tal recurso se torna possível compreender quais pontos da empresa estão aquém de seu potencial. 

Simultaneamente, ainda é possível fazer uma análise acerca dos investimentos realizados e se os resultados estão sendo satisfatórios ou se existem pontos no qual já há necessidade de melhorias.

Além disso, quando a análise financeira é bem realizada, é possível ter um mapeamento em que é indicado em qual setor investir, tanto financeiramente como em esforços, que pode impulsionar o negócio e eliminar custos.

Ainda é necessário apontar que esta prática pode ser aplicada pelo investidor, afinal, ao realizar uma análise financeira, o mesmo conseguirá descobrir quais ativos correspondem aos seus objetivos. Além, obviamente, de poder se desfazer de negócios que não tem a possibilidade de apresentar o retorno esperado. 

Portanto, a análise das finanças é um passo essencial para quem busca sucessos nas finanças.

Como funciona a análise financeira 

Para se realizar a análise financeira de um negócio, são considerados diversos indicadores de uma empresa, sendo que o objetivo é obter um resultado mais fiel à realidade do negócio.

Nesse sentido, é possível destacar os seguintes indicadores e o que representam:

  • Endividamento – Volume de dívidas de um negócio comparado ao valor que o negócio possui em caixa para quitá-las;
  • Rentabilidade sobre vendas – Qual o valor real de lucro que uma empresa possui com suas atividades;
  • Liquidez – Capacidade que um negócio possui para sobreviver, quitando todas suas obrigações, além de indicar por quanto tempo seria possível manter as atividades;
  • Prazo médio de recebimento – Qual o período médio necessário para que o negócio receba o valor correspondente às suas vendas;
  • Capital circulante – Valor real que uma empresa possui, considerando o dinheiro em caixa e o subtraindo por todas as suas obrigações. 

Ou seja, para se realizar uma análise financeira, é essencial considerar os dados financeiros que formam uma empresa.

Todavia, nem sempre esta é uma tarefa simples, afinal tais dados estão representados nos dados contábeis divulgados pela empresa.

Portanto, é necessário ter o conhecimento de como se analisar tais informações.

Análise financeira em um investimento

Do mesmo modo que uma análise financeira bem realizada aponta caminhos para a empresa, tal prática aplicada pelo investidor em seus investimentos também seguirá a mesma lógica.

Assim, no momento que o investidor compara investimentos, considerando fatores como risco, rentabilidade, prazo, tributação, será possível compreender qual se encaixa melhor em seu objetivo.

Além disso, é possível realizar uma gestão de carteira através deste tipo de análise, ainda mais se os resultados estão aquém do esperado.

Afinal, a análise financeira apresentará um panorama mais próximo ao real em relação à eficiência daquela carteira e se existem movimentações possíveis para aumentar os ganhos e evitar os riscos e prejuízos. 

 

Adicione Comentários