O que é a análise de ponto de equilíbrio
Compreender indicadores financeiros de uma empresa é um passo útil para encontrar bons negócios no mercado financeiro. Dentre esses indicadores, vale-se o destaque para análise de ponto de equilíbrio.
Isso porque a análise de ponto de equilíbrio é um indicador financeiro que aponta a situação de uma empresa, pois mostra qual o valor que uma empresa precisa vender para que sua receita seja igual aos custos.
Ou seja, este indicador indica o montante mínimo de faturamento para que um negócio não tenha prejuízos.
Assim, o natural é que empresas busquem apresentar resultados em que a receita seja mais elevada que custos, assim gerando lucros.
Portanto, é importante compreender o funcionamento do ponto de equilíbrio.
Como funciona o ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio é uma análise que considera o valor que a empresa precisa arrecadar para não ter prejuízo, assim sua base de cálculo sempre será igual a zero.
Para isto, este indicador é fundamentado na seguinte equação:
- Ponto de equilíbrio = (custo fixo/receita – custo variável) x 100
Através desta premissa, é possível tirar uma série de informações relevantes para a gestão financeira de um negócio.
Para isto, esta métrica é feita com base nas projeções de venda, sendo que seu cálculo é realizado de forma percentual sobre a receita da empresa.
Assim, quanto mais baixo for o indicador, mais seguro será o negócio, pois existe a necessidade de gerar menos receita para se atingir o valor mínimo necessário para não se ter prejuízo.
Além disso, um resultado baixo também indica que seus custos estão voltados, especialmente, para a operação.
Enquanto, em vezes que o resultado do ponto de equilíbrio é elevado, é necessário se ter alguns cuidados, pois indica que aquele negócio não é tão competitivo frente aos seus concorrentes.
Vantagens da análise de ponto de equilíbrio
Como visto até aqui, a análise do ponto de equilíbrio de um negócio é um indicativo relevante no momento de entender a saúde financeira do mesmo.
Assim, através desta métrica, é possível compreender se o empreendimento analisado dará prejuízo, se tornando assim um mau negócio.
Todavia, tal métrica tem impacto em outras questões, sendo que o ponto de equilíbrio possibilita um direcionamento mais exato para questões como:
- Metas relacionadas a vendas;
- Agregar valor ao negócio na totalidade;
- Utilização da margem de contribuição, para o mapeamento de produtos e serviços mais e menos rentáveis do negócio;
- Aumentar a capacidade produtiva;
- Apontar o momento em que é necessário diminuir a capacidade produtiva.
Ou seja, a análise de ponto de equilíbrio é uma ferramenta útil para auxiliar na gestão das partes estratégicas, operacional e financeira de um negócio, tendo assim um impacto direto em todos os aspectos de uma empresa.
Além disso, é importante frisar que ao utilizar tal métrica, é possível diminuir as chances de ter prejuízo, afinal o controle acerca das finanças do negócio é maior.
Não à toa, a análise de ponto de equilíbrio é tão importante no momento de definir o valor de uma empresa.