Fundos Imobiliários de CRIs

F

O que são os FIIs de CRIs

No mercado dos Fundos de Investimentos Imobiliários existem diferentes segmentos de investimento disponíveis para os investidores. Nesta variedade se encontram os FIIs de CRIs.

Em suma, os FIIs de CRIs são fundos que direcionam o capital em Certificados de Recebíveis Imobiliários, o CRI, isto é, este produto é dedicado aos investidores que buscam investir neste tipo de ativo financeiro imobiliário.

Dessa forma, esta pode ser uma opção para quem busca investir no setor imobiliário. Entretanto, em produtos que não apresentem tanta oscilação, afinal os CRIs são títulos de renda fixa.

Portanto, para entender acerca deste tipo de fundo, é necessário introduzir o que são os Certificados de Recebíveis Imobiliários.

O que são CRI

O CRI é um título de direito de crédito relacionado ao mercado imobiliário, sendo que o emissor busca, através desta ferramenta, captar recursos que se destinam a financiar transações relacionadas ao mercado imobiliário. 

Ou seja, estruturam-se os CRIs a partir da aquisição de crédito relacionado à construção de um empreendimento imobiliário.

Em contrapartida, os investidores que realizam a aquisição dos certificados têm direito de receber o montante reajustado com juros posteriormente. 

Por ser um produto financeiro de renda fixa, ao investir nestes certificados, o investidor tem noção do retorno que terá ao final do contrato.

Todavia, vale destacar que somente as securitizadoras podem realizar a emissão destes certificados. 

Assim, o processo que envolve a negociação desses ativos se torna mais eficiente e transparente. 

Além disso, os detentores destes títulos estão isentos de qualquer ação ou execução relacionada pelos credores da securitizadora. 

Portanto, as securitizadoras podem apenas liquidar os CRIs. 

Como funcionam os fundos imobiliários de CRIs

Em suma, os Fundos Imobiliários de CRIs são fundos que investem principalmente em recebíveis imobiliários de renda fixa, como é o caso dos CRIs, LH e LCI.

Vale destacar que realização a negociação destes títulos diretamente com as securitizadoras. Por sua vez, realizam a compra deste direito creditório de empresas que buscam financiar empreendimentos imobiliários. 

No entanto, mesmo sendo de renda fixa, o fundo de CRI tem mais riscos que produtos com características semelhantes.

Dessa forma, é natural que a rentabilidade dos FIIs de CRIs também seja mais elevada.

Ainda relacionado a suas características, este fundo possui uma liquidez considerável, se tornando uma alternativa interessante para investidores que não desejam ficar com seu patrimônio alocado por todo período de contrato.

Por fim, este fundo é composto por diferentes CRIs. Isto é, esta é uma alternativa para investidores que desejam se expor a este mercado, porém não possuem foco em apenas um certificado. 

Portanto, os FIIs de CRIs são postos no mercado como uma alternativa interessante para investidores que desejam diversificar sua carteira com ativos financeiros relacionados ao mercado imobiliário. 

 

Adicione Comentários