O que é um relatório gerencial
A gestão e o entendimento de questões contábeis é uma das principais tarefas executadas pelo corpo gestor de uma empresa, sendo que a eficiência neste processo pode determinar o sucesso que a empresa possui em sua atuação. Assim, o relatório gerencial ganha destaque.
O que não é à toa, afinal é encarado como relatório gerencial qualquer documento que possua dados, informações e indicadores que sirvam como parâmetro para mensurar resultados apresentados pela empresa.
Assim, este tipo de relatório tem diversas utilidades para um negócio, sendo possível destacar, em especial, a capacidade de mensurar produtividade e controlar o desempenho das atividades realizadas.
Além disso, esta ainda é uma ferramenta útil para analisar os resultados financeiros apresentados pelo negócio.
Dessa forma, é útil entender os motivos que fazem uma empresa optar por usar o relatório gerencial e as vantagens desta prática para o negócio.
Importância do relatório gerencial
Independente do porte, gerenciar os resultados e indicadores financeiros e produtivos é um passo relevante para qualquer empresa, especialmente no que envolve a questão do controle do negócio.
Assim, o relatório gerencial serve como uma ferramenta para preservar a saúde financeira da empresa, pois possibilita uma análise mais precisa acerca de diversos pontos que interferem na contabilidade de uma companhia.
Além disso, entender como fazer o relatório gerencial financeiro também é útil na tomada de decisões, isto é, este tipo de documento auxilia no processo de elaboração de estratégias mais assertivas.
Portanto, esta ferramenta pode possuir diferentes utilidades na estrutura de um negócio, sendo um recurso importante para empresas que buscam ter maior controle de suas atividades e, consequentemente, passar mais segurança ao mercado.
Modelos de relatórios gerenciais
Utiliza-se Relatórios gerenciais para avaliar diferentes contextos. Nesse sentido, vale destacar quatro. São eles:
- Financeiro e contábil;
- Crescimento;
- Gestão;
- Relação com cliente.
Portanto, vale apresentar separadamente cada um destes relatórios e as suas características principais.
Financeiro e Contábil
Em termos financeiros, o relatório gerencial utilizado é o fluxo de caixa, isto é, o indicador que aponta as entradas, saídas e saldo existentes no caixa da empresa.
O fluxo de caixa também é uma importante ferramenta de controle, pois detalha todos estes movimentos, possibilitando à empresa um maior controle de suas finanças.
Enquanto, em questões contábeis, o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) é o relatório mais utilizado, sendo que este serve para avaliar a capacidade de gerar lucro da empresa.
Crescimento
Em geral, diferentes relatórios gerenciais podem ser utilizados para avaliar a capacidade de crescimento da empresa.
Assim, cabe analisar por qual ótica se deseja avaliar este tópico.
Por exemplo, aumento de vendas, número de clientes e, até mesmo, o DRE, podem ser utilizados para avaliar o crescimento de uma empresa.
Gestão
No caso de gestão, utilizam-se relatórios para avaliar questões que envolvem logística, estoque e a qualidade dos produtos e serviços.
Assim, este tipo de ferramenta é útil para empresas que buscam potencializar ganhos e reduzir custos, sem que isto interfira na qualidade oferecida pelo negócio.
Relação com cliente
Outro importante relatório gerencial diz respeito à relação com cliente, mais especificamente a satisfação dos consumidores dos produtos e serviços realizados pela empresa.
Neste caso, o relatório mais utilizado para avaliar este tópico é o Net Promoter Score, também conhecido como NPS.
Portanto, este relatório gerencial é útil no momento de se avaliar o potencial de fidelização da empresa.