High Yield

H

O que é high yield

O entendimento acerca do risco e retorno é um dos pontos mais úteis para quem deseja investir no mercado financeiro. E, dentro desta lógica, conhecer pontos como o high yield é importante, especialmente para aqueles que desejam investir em renda fixa. 

Afinal, o high yield é um investimento de renda fixa, podendo este ser privado e público, que possibilitam uma renda maior ao investidor, todavia, em simultâneo, também apresentam um risco maior de inadimplência.

Ou seja, ainda que os produtos de renda fixa sejam conhecidos como um investimento seguro, existem produtos deste segmento de mercado que apresentam um risco elevado, e, para atrair investidores mesmo com este contexto, oferecem uma rentabilidade maior.

O convencional é que empresas que se encaixam neste perfil, sejam negócios que estejam começando, assim as margens de endividamento e insegurança tendem a ser maiores. 

Nesse sentido, vale destacar que a denominação high yield surgiu para diferenciar negócios que apresentem menos insegurança, das empresas que possuem finanças estáveis. Fator que faz com que este tipo de título seja conhecido como junk bonds.

Como definir high yield

Como visto até aqui, um título high yield é um investimento com riscos ao investidor, assim, o principal definidor se um ativo se encaixa ou não nesta categoria é o rating do mesmo. 

Ou seja, títulos desta categoria costumam ser mal avaliados pelas agências de crédito.

Dessa forma, títulos que apresentem notas menores que:

  • S&P;
  • Baa;
  • BBB.

Podem ser considerados ativos high yield.

Ainda vale destacar que diversos fatores contribuem para que a nota de crédito de uma empresa seja baixa. Dentre estes, é possível listar:

  • Contexto operacional da empresa;
  • Risco de crédito elevado;
  • Indicadores financeiros baixos;
  • Histórico financeiro de inadimplência;
  • Histórico de endividamento.

Além dos citados, vale um destaque à parte para a questão geográfica, isso porque ainda que uma empresa tenha indicadores financeiros, o país ou região onde está pode interferir em seu rating, especialmente se as condições financeiras forem adversas. 

Características do high yield 

Existem algumas características que definem o high yield. Nesse sentido, é possível destacar alguns pontos, como, por exemplo:

  • Alto rendimento;
  • Baixa liquidez;
  • Risco de crédito.

Alto rendimento

Como apontado inicialmente, uma das definições desse tipo de investimento  é o rendimento.

Por representar um risco mais elevado, os rendimentos também são maiores, especialmente na comparação com outros produtos de renda fixa. 

Baixa liquidez 

Por se tratar de um investimento de renda fixa com alto risco, este tipo de ativo possui menor liquidez, ou seja, é menos procurado por compradores do mercado.

Assim, quem deseja investir neste tipo de negócio deve ter o entendimento que a revenda de tal ativo no mercado secundário é mais difícil.

Ou seja, existe a possibilidade de o investidor ter prejuízo no momento de se desfazer de tal título.

Risco de crédito 

Por fim, mas não menos importante, o high yield possui risco de crédito elevado em comparação com outros produtos de renda fixa.

Dessa forma, a possibilidade do investidor sofrer calote é considerável, o que faz com que o investidor tenha que tomar determinados cuidados e entender sua tolerância ao risco. 

Afinal, um título high yield pode se tornar uma “dor de cabeça” para o investidor que não esteja disposto a aceitar o ônus deste tipo de investimento.

 

Adicione Comentários