Grupamento

G

O que é grupamento

Investir no mercado financeiro requer uma série de conhecimentos específicos, pois tal recurso é útil no momento de compreender as oscilações do mercado e o porquê daquilo. Nesse sentido, o significado de grupamento se torna relevante.

Afinal, grupamento é um recurso utilizado por empresas para condensar o capital em um número menor de ações. Tal prática aumenta o valor nominal daquele ativo. Tal movimento também é conhecido como inplit. 

Dessa forma, a utilização deste recurso se torna comum para empresas que têm seus ativos negociados por um valor muito baixo, por ao condensar as suas ações o negócio consegue diminuir a volatilidade e os riscos que envolvem seus ativos mobiliários.

Todavia, outros motivos podem levar um negócio optar por tal medida.

Motivos para acontecer um grupamento de ações

Como visto anteriormente, um dos principais fatores que levam a empresa a realizar o grupamento de suas ações é evitar a volatilidade de seus ativos.

Contudo, tal prática ainda tem por objetivo aumentar a liquidez daquele ativo, isto é, a valorização da ação e a diminuição dos riscos tende a atrair um número maior de interessados pela empresa em questão.

Além disso, o grupamento das ações pode fazer parte do planejamento estratégico do negócio, assim estando  atrelado  às práticas aplicadas pelo negócio.

Dessa forma, é possível perceber que o valor de um ativo pode estar de acordo com a percepção que a empresa tem sobre ele, ou seja, o quanto o negócio acredita que sua ação tem valor real.

Exemplo de uma situação em que há grupamento

Para ficar mais claro o conceito de grupamento de ação, imagine a seguinte situação.

Uma empresa que negocia suas ações na bolsa de valores tem um lote padrão de 200 ações, sendo que cada unidade é negociada pelo valor de R$20.

Tal negócio, após realizar uma pesquisa interna, acredita que aquele valor não corresponde ao que a empresa vale, assim está sendo negociada por um valor abaixo do ideal.

Portanto, é realizado o grupamento daquele ativo, passando de 2 para 1, isto é, a partir daquele momento, 2 ativos daquele negócio passam a ter valor de 1.

Assim, o investidor que possui 200 ações daquela empresa, o que representa R$4000, a partir daquele momento terá 100 ações. 

Contudo, o valor seguirá o mesmo, ou seja, o grupamento não altera em nada o valor inicial do investimento realizado anteriormente

Após o agrupamento

Como visto até aqui, o agrupamento é uma prática utilizada pelas empresas para aumentar o valor de seus ativos, todavia, para investidores que já possuem aquele negócio, sua posição segue inalterada.

Todavia, caso o investidor queira saber qual a quantidade de ações que tem após o agrupamento, o mesmo deverá dividir o número de ações que possuía sobre o número de condensação que houve.

Ainda vale ressaltar ainda que tal prática tenha efeito imediato no valor do ativo, esta não é uma ferramenta com validade no longo prazo, pois a empresa seguirá nos mesmos moldes que funcionava anteriormente a esta divisão.

Portanto, cabe ao investidor compreender se aquele negócio tem potencial para seguir por outro caminho ou se o agrupamento foi apenas uma ferramenta de emergência.  

3 comentários