Global Bonds

G

O que são as Global Bonds?

O mercado internacional tem se tornado um campo cada vez mais atrativo para os investidores brasileiros. Sendo que, dentre os produtos financeiros de destaque desta área, estão as Global Bonds.

As Global Bonds, também conhecidas como títulos soberanos, são títulos da dívida externa negociados no mercado internacional, isto é, empresas e nações emitem títulos em bolsas de valores fora de seu território, visando assim captar recursos. 

Dessa forma, os títulos soberanos se tornam uma opção interessante para quem busca investir no mercado internacional, pois possuem um risco moderado se comparado a outras opções.

Ainda vale destacar que no caso dos países, as Global Bonds servem especialmente para pagar e equilibrar as contas da União, sendo que os títulos emitidos podem ser adquiridos por outras nações, empresas, instituições financeiras, entre outros.

Por exemplo, os títulos soberanos emitidos pelo Brasil são de responsabilidade do Tesouro Nacional, sendo que estes são conhecidos com títulos globais.

Portanto, ao se adquirir uma Global Bond o investidor estará “emprestando” dinheiro para um país. Assim, torna- se importante entender o funcionamento por trás deste tipo de investimento.

Funcionamento das Global Bonds

Como visto até aqui, as Global Bonds representam os títulos da dívida externa que um país possui. Sendo que ao investir nesse tipo de produto financeiro, o investidor busca o retorno através dos juros pagos pela nação.

Assim, quando um investidor compra este tipo de ativo financeiro, ele tem a informação sobre a data de vencimento e os juros pagos ao longo do período.

Fatores que fazem com que os títulos soberanos sejam atrativos para diferentes perfis de investidores. 

Além disso, desde 2002, as Global Bonds se tornaram mais acessíveis para o investidor brasileiro, pois a criação do Tesouro Direto possibilitou a aquisição direta deste tipo de título.

Anteriormente, só era possível investir neste tipo de título de forma indireta, isto é, através da aquisição de fundos de investimentos com foco neste tipo de produto. 

Por fim, vale reforçar que os títulos soberanos representam risco moderado, sendo que isto vai ser definido, especialmente, através da credibilidade que a nação sustenta com o mercado internacional.

Dessa forma, pode-se considerar que três fatores impactam diretamente nas Global Bonds. São eles: 

  • Valor de juros pagos pelo título;
  • Desempenho que os títulos possuem no mercado internacional;
  • Câmbio entre a moeda nacional e a do país referente ao título. 

Vantagem de se investir nos títulos soberanos

Inicialmente, vale destacar que as Global Bonds não possuem um valor de aplicação tão elevado, tornando assim um investimento mais acessível.

Além disso, os juros pagos por este tipo de título são consideráveis, podendo ser uma alternativa interessante para quem busca equilibrar risco e rentabilidade. 

Todavia, talvez a principal vantagem que envolve este tipo de negócio é o fator de diversificação. 

Ou seja, através dos títulos soberanos é possível realizar a diversificação da carteira com títulos internacionais, sendo que isso não demanda um alto valor ou demore prazos altos.

Contudo, é útil que o investidor tome alguns cuidados ao investir em Global Bonds, especialmente porque países com problemas econômicos possuem maior propensão a atrasar ou suspender o pagamento dos juros referentes a estes títulos. 

 

3 comentários