Dívida bruta/patrimônio líquido

D

O que é a dívida bruta/ patrimônio líquido?

Investidores que buscam seus ganhos no longo prazo devem estar atentos aos indicadores financeiros apresentados pela empresa, pois isso definirá seu potencial. Vale destacar que entre estas informações contábeis, está a dívida bruta/patrimônio líquido.

Em suma, a dívida bruta/patrimônio líquido faz um comparativo sobre as questões que envolvem a área de endividamento e alavancagem da empresa, com a sua riqueza total, isto é a diferença entre os passivos e ativos que o negócio possui. 

Dessa forma, este se torna um indicador importante no momento de se avaliar a saúde financeira do negócio, pois é possível compreender a capacidade de endividamento que um negócio pode ter, sem comprometer seu valor real.

Afinal, o indicador de dívida bruta/patrimônio líquido avalia o total de dívidas que o negócio possui sobre o valor real que a empresa tem.

Portanto, para o investidor, saber interpretar esse dado é útil no momento de avaliar um investimento, pois tal informação aponta para real saúde financeira da empresa e sua capacidade alavancagem,

Ou seja, investidores de longo prazo conseguem ter um cenário aproximado sobre o potencial que a empresa tem e o risco que ela pode representar. 

Por fim, para entender o porquê deste indicador representar isto, vale apresentar separadamente as duas informações contábeis que formam ele. 

Dívida bruta 

A dívida bruta de uma empresa é um indicador contábil sobre a área de endividamento e alavancagem de um negócio.

Dessa forma, para se saber qual é a dívida bruta de um negócio, utiliza-se a seguinte equação:

  • Dívida Bruta = dívidas de curto prazo + dívidas de longo prazo

Portanto, esta se torna uma informação importante para o investidor, especialmente para que o mesmo tenha noção do endividamento da empresa e se o negócio está necessitando de crédito para financiar seu capital de giro. 

Em suma, é comum que empresas possuam endividamento, isto é, a maior parte dos negócios trabalham com dívidas.

Todavia, isto se torna um problema quando o nível da dívida da empresa é alto o suficiente para comprometer suas atividades.

Dessa forma, ao se analisar este indicador é necessário interpretar quando a dívida saiu do controle do negócio. 

Patrimônio líquido 

O patrimônio líquido de uma empresa indica sua riqueza real, isto é, o valor que os seus acionistas possuem.

Assim, para se chegar ao valor referente a este indicador é realizado a seguinte equação:

  • Patrimônio líquido = ativos – passivos

Sendo que os ativos são os bens e direitos que uma empresa possui.

Dessa forma, tudo que um negócio pode converter em valor monetário se torna um ativo, isto é, valor de caixa, estoque, imóveis, equipamentos, entre outros podem ser considerados ativos de uma empresa. 

Enquanto, o passivo é referente às obrigações que uma empresa possui com terceiros, ou seja, dívidas, empréstimos, financiamentos, entre outros. 

Caso o valor dos ativos seja maior que os de passivos, o patrimônio líquido da empresa está positivo. 

Todavia, se os passivos forem maiores que os ativos, a empresa estará dando prejuízo aos seus acionistas. 

Portanto, ao associar a dívida bruta/patrimônio líquido, é possível ter um retrato acerca da saúde financeira e se aquele investimento pode trazer bons retornos. 

Adicione Comentários