Covered calls

C

O que são covered calls?

Operar no mercado de opções requer conhecimento sobre uma série de estratégias, das quais é possível destacar as covered calls estando entre as mais utilizadas.

Isso porque as covered calls, ou compras cobertas, são operações financeiras em que o investidor vende e compra opções cujo valor são subjacentes, isto é, esta é uma transação em que o indivíduo está correndo menos riscos. 

Vale destacar que para realizar este tipo de operação financeira, o investidor detém uma posição comprada em determinado ativo deve vender as opções de compra sobre esse mesmo produto financeiro, gerando assim fluxo de renda. 

Ou seja, a posição adquirida pelo investidor no ativo é a coberta, pois o vendedor pode entregar as ações se o comprador desejar.

Além disso, vale reforçar que esta é uma estratégia que visa trazer rentabilidades extras, sendo que a maior parte estará atrelada à ação e a capacidade de valorização de tal ativo no longo prazo.

Portanto, para se entender sobre o que significa este tipo de operação, é necessário compreender os motivos para realizá-la.

Motivos para realizar covered calls

Em suma, quando um investidor recorre às covered calls ele está buscando estabilidade na operação realizada, isto é, esta é uma estratégia neutra, no qual o investidor busca pequenas oscilações no valor das ações subjacentes ao longo do período da opção de compra escrita. 

Assim, este tipo de estratégia é útil quando o investidor acredita que aquele ativo se manterá estável no curto prazo, e, por tal motivo, mantém tanto o ativo comprado quanto sua posição de venda por meio de opção, visando gerar receitas dessa forma.

Ou seja, caso um investidor pretenda manter ativos por um longo tempo, não espera um aumento apreciável de preço no curto prazo. Este pode fazer renda, em curtos períodos, através deste tipo de operação. 

Dessa forma, realizar o covered calls possibilita que o investidor mantenha sua posição de ganho no longo prazo, todavia, no processo consiga outros rendimentos menores.

Contudo, para que isto seja possível é necessário se o valor das ações se valorizar em comparação às opções.

Portanto, este tipo de estratégia é recomendado para investidores que não tenham por característica excesso de otimismo e pessimismo em relação ao mercado. 

Afinal, o investidor otimista tem a tendência de ficar apenas com a ação, não lançando a opção. Com isso, seu lucro é limitado apenas à valorização que aquele ativo financeiro terá ao longo do tempo.

Enquanto, o investidor pessimista tem uma tendência maior de vender a ação em caso de desvalorização, não aplicando o covered calls, afinal, o lucro obtido é baixo comparado com o prejuízo que uma queda real daquele ativo financeiro pode representar. 

Portanto, uma das principais características que o investidor deve ter antes de realizar este tipo de estratégia é a calma. Isso porque, em diversos momentos, avaliar o cenário pode ser um caminho mais produtivo em termos de retornos. 

Isso faz com que o covered calls seja uma alternativa interessante de estratégia, contudo existe complexidade para se operar desta forma, fazendo com que seja uma tática mais indicada para investidores experientes. 

 

Adicione Comentários