Underweight

U

O que é Underweight?

Para se ter sucesso em sua jornada no mercado financeiro, o investidor deve ter atenção com os movimentos que ocorrem com seu ativo financeiro, isso porque em casos de underweight existe a possibilidade de prejuízos. 

Afinal, underweight, no mercado financeiro, é um indicativo que o investidor está apresentando resultados abaixo do esperado, isto é, o ativo está instável de acordo com o que foi analisado anteriormente, merecendo um alerta por parte do investidor. 

Assim, este indicativo pode ser visto como um sinal para que o investidor repense sua posição em relação ao ativo. 

Pois, as chances de tal produto financeiro dar prejuízos aos seus investidores se torna maior, fazendo com que aquele investimento se torne de risco. 

Portanto, é importante que o investidor de renda variável saiba identificar situações que o underweight esteja ocorrendo, pois, isso tem o potencial de evitar prejuízos. 

Como identificar o Underweight

Para se identificar que uma ação está se apresentando abaixo do que era esperado, é necessário realizar uma análise sobre o ativo financeiro. 

Dessa forma, o investidor deve entender como se faz uma análise de investimentos, sendo que as mais utilizadas são a técnica e a fundamentalista.  

Análise técnica 

A análise técnica, ou análise gráfica, é baseada nos gráficos relacionados às variações que ocorrem na bolsa de valores. 

Ou seja, através destas informações os investidores que utilizam esta estratégia buscam as tendências do mercado, assim se antevendo aos movimentos do mercado obtendo lucro na operação. 

Afinal, segundo a análise técnica, as tendências indicam os momentos em que se deve entrar ou sair de uma operação. 

Além disso, vale destacar que este tipo de operação é realizada especialmente por investidores e profissionais que buscam obter lucro no curto prazo, como traders e especuladores.

Portanto, a defesa desta estratégia é que se tenha atenção aos movimentos do mercado, pois isso pode determinar o lucro ou prejuízo obtido em uma operação. 

Dessa forma, a qualidade da empresa fica em segundo plano, sendo que o mais relevante é entender os momentos de se movimentar dentro da operação. 

Por fim, vale destacar que esta é uma operação de risco, sendo que uma parte dos agentes do mercado costumam evitar este tipo de tática. 

Análise fundamentalista

Enquanto, a análise fundamentalista busca encontrar ações de qualidade, isto é, empresas que apresentem bons indicadores e tenham capacidade e potencial de se valorizar ao longo do tempo. 

Assim, este se torna uma estratégia utilizada por investidores que buscam retorno no longo prazo, pois a análise busca encontrar ativos que vão se valorizar ao longo do tempo. 

Para isso, a análise fundamentalista é baseada no estudo sobre a empresa, considerando seus indicadores financeiros, o setor que está inserida e como se posiciona neste, sua capacidade de crescimento, sua gestão, entre outros fatores.  

Além disso, na construção da análise fundamentalista também é considerado aspectos da macroeconomia, como, por exemplo, o momento econômico.

Tudo isto corrobora para se ter um retrato mais próximo da realidade, isto é, que o investidor tenha maior convicção que terá retorno sobre o valor investido. 

Portanto, quando ocorre underweight é um indicativo que a análise fundamentalista não foi o suficiente, se tornando importante rever a posição sobre o negócio. 

 

Adicione Comentários